Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 22 de Junho de 2010 às 23:25

    Imprimir


Queijo verde e amarelo, bala de banana com gengibre, lingüiça de frango com pequi e licor de pitanga foram alguns dos produtos inovadores que surpreenderem os visitantes da VII Feira de Alimentos do Campus São Vicente do Instituto Federal de Mato Grosso. “Muito interessante os produtos. Isso mostra a importância da educação técnica e tecnológica na formação de bons profissionais”, afirmou o Reitor Pro-Tempore do IFMT, Jose Bispo Barbosa.

Para a estagiária e moradora de Campo Verde, Regiane Vicentim, o licor de pitanga, produto regional, era suave e delicioso. “Muito bom”, resumiu ela. Já a bala de banana com gengibre chamou a atenção da Vânia Lucia servidora do Campus. “Era diferente e muito saborosa”, afirmou.

Na feira também foram apresentados os seguintes produtos: patê de carne de jacaré, hambúrguer de jacaré com frango, licor de pitanga, lingüiça de frango com pequi, queijo verde e amarelo e sorvete de casca de abacaxi.

A Feira está em sua 7ª edição e tem como objetivo estimular a inovação tecnológica e o empreendedorismo nos alunos do curso de Tecnologia em Alimentos. “Os alunos tem que desenvolver integralmente os produtos. Desde as pesquisas dos ingredientes e sua composição química, até a viabilidade econômica passando pela embalagem e o marketing”, explica o professor mestre, Christiann Davis Tosta, Diretor de Pesquisa e Extensão do Campus e responsável pela Feira.

Neste ano os alunos simularam a criação de quatro empresas a Caiaman: Produtos de Jacaré; a Musas Eugenia’s; a D’Gust Embutidos e a Milk Life: Produtos Lácteos. Os alimentos desenvolvidos pelas empresas fictícias foram comercializados durante a VII Feira de Alimentos que durou toda a manhã de segunda-feira (21.06).

O evento foi patrocinado pela Fundação de Pesquisa de Mato Grosso – FAPEMAT - que possibilitou ainda a realização de duas palestras técnicas uma sobre “Agregação de valor as Cadeias da Pesca e Aqüicultura” com a professora doutora, Rosi Meire Vidotti do Instituto de Pesca da Associação Paulista de Tecnologia em Agronegócio – APTA, e outra com a Mestranda pela UFMT e ex-aluna de São Vicente, Franciane Bastos da Silva Leite que abordou o tema “O Papel do Tecnólogo na Pós Graduação Stricto Sensu”.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/126359/visualizar/