Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 15 de Junho de 2010 às 12:17

    Imprimir


Wilton Junior/AE
Pouco mais de três meses após o início da campanha de vacinação contra a influenza A (H1N1), mais conhecida como gripe suína, o Brasil cumpriu nesta terça-feira (15) a meta de imunizar 80% dos brasileiros que fazem parte dos grupos prioritários.

 

Por volta das 11h30, o Sistema de Informação do PNI (Programa Nacional de Imunizações), ligado ao Ministério da Saúde, indicou que mais de 80 milhões de pessoas foram vacinadas contra a doença, o que representa 80% do público-alvo ou 43,4% de toda a população brasileira. Esse sistema de dados, apelidado de "vacinômetro", registra as informações sobre a campanha enviadas ao ministério pelas secretarias estaduais e municipais de saúde.

A estratégia nacional de vacinação contra a gripe A priorizou os grupos que foram mais afetados pela doença em 2009, quando foram registrados 48.978 casos no Brasil, com 2.051 mortes.

O objetivo da vacina é diminuir a circulação do vírus, pois, quanto mais pessoas imunizadas, menor a possibilidade de o vírus atingir a população.

Quando analisados separadamente, os grupos que ainda não atingiram a meta foram as gestantes, com 72% de imunizadas, os adultos entre 30 e 39 anos, com 68%, além das crianças entre dois a quatro anos, com 37%.

No entanto, segundo o ministério, as pessoas que foram vacinadas e registradas em um grupo prioritário, mas que também fazem parte de outro, (como, por exemplo, uma gestante de 25 anos) aparecem nas estatísticas de somente um desses grupos.

 

Nas Américas, apenas Argentina, México, Equador e Cuba registram índices de vacinação maior do que a do Brasil, levando em conta o número de pessoas que compõem o público-alvo da campanha e tomaram a dose.

Esses países, no entanto, têm uma população menor que a brasileira, o que faz com que, em números absolutos, o Brasil tenha vacinado mais pessoas em todo o continente.

Dados da Opas (Organização Pan-americana de Saúde), atualizados até o último dia 11, indicam que a Argentina, por exemplo, vacinou 95,2% do público-alvo, o que representa 5,2 milhões de pessoas. Já no México, país onde a doença apareceu primeiro, no ano passado, o índice de vacinação chega a 94,8% (26,3 milhões de pessoas).

Cuba é o único país das Américas a registrar 100% de vacinação entre as pessoas que deveriam se imunizar – 1,1 milhão de pessoas tomaram a dose. Para efeito de comparação, nos Estados Unidos a cobertura chegou a apenas 38% do público-alvo, com 61 milhões de cidadãos vacinados.

Brasil é o quinto país que mais vacinou nas Américas




Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/127526/visualizar/