Termina nesta segunda-feira as inscrições para a segunda edição do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Os candidatos poderão concorrer a uma das 16.573 vagas disponíveis para o segundo semestre deste ano. A inscrição deve ser feita pelo endereço sisu.mec.gov.br até as 23h59 de hoje.

O sistema usará como base as notas obtidas pelos alunos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009. O resultado da primeira chamada sairá no dia 17.

Segundo o Ministério da Educação, 35 instituições participam do processo, sendo 15 universidades federais, duas estaduais, 17 institutos federais e um centro federal de educação tecnológica.

Desse total, oito universidades oferecem vagas pela primeira vez pelo Sisu. São elas, as universidades federais de Viçosa (UFV), Uberlândia (UFU) e Mato Grosso do Sul (UFMS); universidades estaduais do Rio Grande do Sul (Uergs) e de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal); institutos federais do Ceará e do Sul de Minas Gerais e o Cefet do Rio de Janeiro.

O aluno pode fazer até duas opções de curso e instituição, em ordem de preferência, e alterá-las durante o período de inscrições, com base na nota de corte divulgada ao fim de cada dia. Cada alteração invalida a opção feita anteriormente. Terminado o período de inscrições, haverá três chamadas subsequentes.