Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 11 de Junho de 2010 às 15:47

    Imprimir


A Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana) divulgou um comunicado em seu site informando que não participará do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), no meio do ano.

O motivo da decisão da nova institição federal, que começa a funcionar no próximo semestre, “é um só”, segundo Paulino Motter, pró-reitor de Planejamento e Administração.

- Depois de uma avaliação criteriosa, a Unila enxergou que não seria vantajoso competir com 35 instituições consolidadas e com mais de 16 mil vagas. Este será o nosso primeiro processo seletivo e queremos dar mais flexibilidade e oportunidade a um número maior de candidatos.

Para que isso ocorra, Motter diz que a universidade fará um processo seletivo próprio, gratuito e com o uso da nota conquistada pelo candidato no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) – o edital será divulgado no site da Unila. Ele afirma que o prazo de inscrição para a seleção da instituição será maior do que o do Sisu. 

 Para o próximo semestre são oferecidas 300 vagas em seis cursos – ciências biológicas; relações internacionais; economia; sociedade, estado e política na América Latina; engenharia ambiental de energias renováveis e engenharia civil de infraestrutura.

Segundo o pró-reitor, desta maneira será possível selecionar os alunos por meio de critérios próprios da universidade e dar oportunidades mais “justas” no início da instituição.

Apesar de ter desistido do Sisu, Motter elogia o sistema e afirma que “é um extraordinário método para democratizar a educação no país”.

- Não utilizar o Sisu agora, não significa que não iremos participar do programa mais tarde. A previsão da Unila para 2011 é de um aumento significativo de cursos e vagas e uma campanha para que os candidatos participem do Enem para, assim, participar do processo seletivo.

 

Estão previstas 2 mil vagas ofertadas em 18 cursos para o próximo semestre - um salto de seis vezes maior do que o existente para 2010.

Procurado pela reportagem do R7, o MEC (Ministério da Educação) afirma que a decisão de participar ou não do Sisu é apenas da universidade.





Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/128136/visualizar/