Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 11 de Junho de 2010 às 15:25
Por: Sergio Luiz Fernandes

    Imprimir


O Programa Escola Aberta, uma parceria Ministério de Educação, Unesco e Secretaria de Estado de Educação (Seduc), realizará um Encontro de Formação na próxima quarta-feira (16.06), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. Vão participar 31 Escolas Estaduais de municípios da Baixada Cuiabana.

As escolas selecionadas são aquelas que receberam recursos do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE-Seduc) para o atendimento do programa.

Estarão presentes no evento escolas de nove municípios. A maioria de Cuiabá, com 12 escolas, seguida de Várzea Grande, com 11.

As escolas serão representadas pelo diretor e coordenador pedagógico, além do coordenador escolar e um professor comunitário (indicados pelo gestor da unidade escolar). Também vão estar presentes os assessores pedagógicos dos municípios envolvidos. Pela Seduc, estarão presentes representantes de unidades da Secretaria Adjunta de Políticas Educacionais (Superintendências de Ensino Básico e de Gestão Escolar).

O Programa Escola Aberta foi implantado pela Seduc em 2007, tendo começado com a adesão de 30 escolas em Cuiabá e Várzea Grande. O objetivo é integrar a escola à comunidade, como forma de reduzir a criminalidade e aumentar o aproveitamento escolar. Durante os finais de semana, estudantes, familiares e a comunidade se reúnem na escola para práticas desportivas, culturais e de lazer, dentre outras estratégias de promoção da cidadania.

Para saber quais são as escolas que vão participar da formação, bem como a quantidade de recursos destinada à cada escola, basta clicar no link.

Lista_Escolas_Encontro_Escola_Aberta.doc


Programação do evento:
Dia 16
8h às 8h30 – Composição da Mesa e Abertura do Evento
Secretária Adjunta de Políticas Educacionais – Fátima Aparecida da Silva Rezende / Superintendente da SUEB – Aidê Fátima de Campos / Coordenador de Programas e Projetos Educativos – Márcio Tadeu Pereira de Magalhães / Gerente de Programas e Projetos – Gláucia Ribeiro;
8h30 às 10h – Breve Histórico das Ações de Finais de Semana na Escola / Palestrante: Aldenice Bernardes Garcia – Ex-Consultora do Escritório Antena da UNESCO – MT;
10h às 12h – Passo-a-passo do Programa Escola Aberta / Palestrante: Márcio Tadeu Pereira de Magalhães – Coord. de Programas e Projetos Educativos – SUEB/SEDUC;
13h30 às 15h – Relatos de experiências de duas escolas atendidas no

Programa:
E.E. “Prof. Rafael Rueda” – Diretora: Maria José de Oliveira
E.E. “Pe. Ernesto Camilo Barreto” – Diretora: Leuza Gomes de O. do Carmo
Das 15h às 15h40 – Orientações sobre o atendimento das escolas do PEA no PDE/SEDUC-MT / Palestrante: Catarina de Arruda Cortez (SUGT)
15h40 às 17h – Orientações sobre Prestação de Contas do PDE-PEA-MT / Palestrante: Mário Lúcio Ferreira da Silva
17h - Considerações Finais: Márcio Tadeu Pereira de Magalhães.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/128140/visualizar/