Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 11 de Junho de 2010 às 00:18
Por: Rafael Sampaio

    Imprimir


Daia Oliver/R7
Crianças saem de escola de ensino municipal
Crianças saem de escola de ensino municipal
A educação é o terceiro principal problema do Brasil, na opinião de 2.002 pessoas ouvidas pela ONG Todos pela Educação, em uma pesquisa realizada em conjunto com o Ibope Inteligência divulgada nesta quinta (10).

 

O ensino reúne 27% do total de reclamações, empatado estatisticamente com áreas como drogas e empregos, segundo o estudo. Saúde ficou no topo do ranking das preocupações dos entrevistados.

Para Priscila Cruz, diretora-executiva do Todos Pela Educação, os dados mostram que a população brasileira amadureceu, na medida em que estudar subiu na lista de exigências.

- Violência e emprego sempre estiveram na lista de reclamações, mas a sociedade dá um recado ao eleger o ensino como terceira área mais preocupante. Ela está exigindo dos candidatos [que vão disputar as eleições] soluções definitivas para este setor.

A educação ocupava o 7º lugar no ranking dos problemas em 2006, tendo subido quatro posições neste ano, de acordo com Priscila. Ainda segundo a pesquisa, os estudos ficam em quarto lugar na lista dos setores que merecem atenção especial do próximo presidente da República.

- A mensagem é clara: não adianta colocar computadores e construir escolas sem investir em uma mudança profunda na educação. É isso que as pessoas estão dizendo. O que nós defendemos é que haja acesso universal a todos os níveis de ensino, desde o fundamental até a universidade, com qualidade. Só assim é que o problema da educação vai se resolver.

Ritmo lento

A evolução da qualidade da educação está ocorrendo, mas em ritmo lento, na avaliação de 51% das pessoas ouvidas pela pesquisa. Na região Norte e Centro-Oeste, o número chega a 70%.

No total, o número de pessoas que acham que houve avanço é de 61%, quase um décimo a mais do que há quatro anos atrás, quando 52% dos brasileiros diziam ter percebido melhora no ensino.

 

Priscila concorda com os entrevistados na avaliação.

- A educação de fato melhorou, e as pessoas sabem disso. Hoje temos um acesso mais ou menos universalizado nas escolas de ensino fundamental e médio, mas o ritmo de melhora da infraestrutura das escolas, dos salários pagos aos professores e da qualidade em geral anda devagar.





Fonte: do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/128259/visualizar/