Evento visa esclarecer condicionalidades na saúde municipal para os beneficiários do programa Bolsa Família
Mobilização leva centenas às ruas de Santo Afonso
Dezenas de adolescentes, professores, mães e pais percorreram na manhã desta sexta-feira (28.05) algumas ruas do município de Santo Afonso, participando de uma mobilização convocada pela coordenação do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), que busca esclarecer as famílias beneficiadas pelo Programa “Bolsa Família” que precisam obedecer a requisitos que condicionam a se manterem recebendo o beneficio assistencial do Governo Federal.
Crianças, adolescentes e pais se descolaram do Posto de Saúde da Família (PSF) com cartazes e faixas até a sede do CRAS, onde ouviram explicações a respeito das obrigações e a solicitação do empenho de todos para o cumprimento das regras comprometidas. Em seguida foram encaminhados para atendimentos e orientações quanto à freqüência nas aulas, pesagem, pré-natal, aleitamento materno, alimentação saudável, entre outros assuntos.
As chamadas condicionalidades são os compromissos nas áreas de educação, saúde e assistência social assumidas pelas famílias beneficiárias e que precisam ser cumpridos para que continuem participando do Bolsa Família. O objetivo principal das condicionalidades não é o de punir, mas sim responsabilizar de forma conjunta as famílias, e cabe ao poder público, no caso especifico a prefeitura municipal, identificar através de seus serviços, os motivos do não cumprimento das condicionalidades e implementar políticas públicas de acompanhamento para essas famílias.
Comentários