Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 12 de Maio de 2010 às 20:53
Por: Ariane Laura

    Imprimir


Ciente da necessidade de inclusão dos deficientes visuais na sociedade, a Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça está ofertando um curso de braille. A atividade, que é realizada em parceria com o Instituto dos Cegos, se estende até a próxima sexta-feira (14.05).

A professora que ministra o curso, Ilda Siqueira da Silva, afirma que os alunos aprendem o alfabeto, a leitura e a escrita. Sobre a importância do curso, ela fala que para os cegos é importante para sua alfabetização. “Quanto mais as pessoas conhecerem sua linguagem, mais facilmente ele (o deficiente) estará inserido na sociedade”, explica.

Há mais de 26 anos atuando como professora de braille, Ilda ressalta que o curso também é importante para as pessoas que não são deficientes. “É bom para o próprio currículo, para que as pessoas entendam o processo de inclusão e para que saibam lidar com essa situação quando se depararem com algum caso, seja na própria família ou no trabalho”.

Ediana Tanara, 21 anos, fiscal de prevenção de mercado, conta que está fazendo o curso para se comunicar no trabalho, uma vez que a empresa na qual trabalha emprega deficientes. “O curso é ótimo, dá para aprender com facilidade e futuramente pretendo ensinar outras pessoas”, declara.

A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça conta com uma sala especial adaptada para atender deficientes visuais e um rico acervo com mais de duas mil obras, que contemplam todas as áreas do conhecimento. A sala está aberta para visitação de segunda à sexta, no horário das 8h às 18h.

SERVIÇO:

O que: Curso de Braille

Local: Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça

Data: entre 10 e 14 de maio

Horário: duas turmas – matutino (8 às 11h30) e vespertino (13 às 17h)






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/132660/visualizar/