Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 12 de Maio de 2010 às 05:03

    Imprimir


15 de maio é o Dia Mundial da MPS (Mucopolissacaridose), doença metabólica hereditária causada por erros inatos do metabolismo que determina a diminuição da atividade de determinadas enzimas, que atuam numa estrutura da célula chamada lisossomo. Para marcar essa data, a Associação Baiana de Familiares e Amigos de Portadores de Mucopolissacaridores (ABAMPS) promove um evento destinado a aproximar pacientes, familiares, médicos e profissionais envolvidos no tratamento da doença.

O I Encontro da Associação Baiana de Familiares e Amigos de Portadores de Mucopolissacaridores (ABAMPS) acontece nos dias 14 e 15 e tem como objetivo mostrar a importância da visão multidisciplinar no tratamento, tirar dúvidas sobre a doença, esclarecer o papel das associações de pacientes e reforçar os direitos dos portadores de MPS.

O encontro contará com palestras de médicos, enfermeiros, psicólogos e fisioterapeutas, sempre com abertura para interação do público. Terá também oficinas de música e arte para as crianças com orientação de profissionais especializados.

De acordo com Márcia de Oliveira, presidente da ABAMPS, o encontro é uma oportunidade para a troca de experiências e para mostrar como as associações podem ajudar na luta dessas famílias pelo tratamento adequado.

O I Encontro da Associação Baiana de Familiares e Amigos de Portadores de Mucopolissacaridores acontece em paralelo ao I Simpósio de Genética Médica, que comemora os 40 anos do serviço de genética do Complexo Hospitalar (COM-HUPES) da UFBA.  Entre os temas abordados estão: ética, deficiência mental, anomalias do desenvolvimento sexual, defeitos congênitos, com a apresentação do Projeto Genética no sertão, entre outros. De acordo com Angelina Acosta,  Profª Doutora da Universidade Federal da Bahia e coordenadora do Serviço de Genética do Complexo HUPES, o Simpósio tem como finalidade estimular a pesquisa, ensino e assistência em genética médica no nosso meio, promovendo importantes contribuições científicas para a área.

Serviço:

I Encontro da ABAMPS e I Simpósio de Genética Médica

DATA: 14/05/2010 e 15/05/2010

LOCAL: Sol Vitória Marina Hotel – Av Sete de Setembro, 2068– no Corredor da Vitória -  Salvador, Bahia






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/132794/visualizar/