Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 06 de Maio de 2010 às 11:38

    Imprimir


A vice-presidente e a secretária de Funcionários do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Jocilene Barbosa e Guelda Cristina de Oliveira, participaram de reunião da coordenação estadual do Programa de Formação de Funcionários da Educação (Profuncionários). O encontro ocorreu na manhã de hoje (06), na sede da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

O principal objetivo foi analisar o projeto de oferta dos cursos profissionalizantes na rede pública de ensino. “Hoje o Profuncionários oferece capacitação em nível médio. A ideia é ofertá-lo tanto para alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação Jovens e Adultos (Proeja), do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), quanto do Ensino Médio Integrado (EMI)”, explicou Guelda de Oliveira.

A proposta visa superar os desafios encontrados nas redes municipais de ensino no que diz respeito à profissionalização. “É uma realidade diferente da rede estadual, onde 99% dos funcionários são profissionalizados. A intenção é despertar o interesse dos demais profissionais, por meio da disponibilização dos cursos nas unidades municipais”, acrescentou. Outra novidade é que qualquer pessoa, a partir de 18 anos, com ensino fundamental completo, poderá se matricular no Profuncionários.

O projeto prevê a duração de três anos, com carga horária de 2.400 horas, nas cinco habilitações: Secretaria Escolar, Multimeios Didáticos, Alimentação Escolar, Infraestrutura e Biblioteconomia. “O Sintep/MT apontou a oferta desses cursos na rede pública de ensino por entender que as ações para a Educação devem estar inseridas em políticas de Estado e não de Governo”, destacou Jocilene Barbosa.

A coordenação estadual do Profuncionários é formada pelo Sintep/MT, Seduc-MT, Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso (CEE-MT) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Representantes do Proeja e do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) também participaram da reunião.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/133637/visualizar/