Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 05 de Maio de 2010 às 19:15

    Imprimir


A implantação de cursos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em Monte Carmelo e Patos de Minas, no Alto Paranaíba, deverá ser decidida pelo Conselho Universitário da UFU na próxima sexta-feira (7). Há o risco, porém, de o pedido de Monte Carmelo ser indeferido. As informações foram passadas pelo deputado Weliton Prado (PT), durante audiência da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizada nesta quarta-feira (5/5/10) em Monte Carmelo, a requerimento do parlamentar.

A criação dos campi remotos da UFU já foi aprovada pelo Congresso e tem recursos definidos no Orçamento da União. Portarias do Ministério da Educação (MEC) também já foram publicadas, autorizando a contratação, por concurso, de 27 profissionais, o que deve ser feito até outubro, em função das eleições. No entanto, segundo o deputado Weliton Prado, na última reunião do conselho da UFU, no dia 16 de abril, os conselheiros argumentaram que não houve discussão técnica aprofundada nem debates sobre a possibilidade da criação de cursos em Monte Carmelo, e chegaram a encaminhar contra a criação dos cursos.

O deputado Weliton Prado e o vereador Vítor Hugo apresentaram ao conselho universitário uma consulta popular feita em Monte Carmelo, o que levou a UFU a adiar a votação. "O conselho não sabia dessa discussão na cidade, e a consulta pública foi uma peça fundamental para o adiamento da votação. Agora temos que nos mobilizar e levar mais subsídios para os conselheiros", defendeu Prado, que é 3º vice-presidente da ALMG. "Com a universidade, virão empresas, indústrias, empregos, aeroportos e oportunidades para os jovens de Monte Carmelo", afirmou.

A reunião foi coordenada pelo deputado Almir Paraca (PT), que também enfatizou a necessidade de mobilização e de novas orientações para o conselho da UFU. "É fundamental colher esse sentimento regional. Esse projeto é importante para o desenvolvimento de toda a região, pois o grande valor da sociedade atual é o conhecimento. E nada melhor que uma universidade federal para proporcionar esse conhecimento", disse.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/133724/visualizar/