Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 03 de Maio de 2010 às 16:33

    Imprimir


Quando o assunto é inovação, Mato Grosso está sempre no topo da lista. Desta vez, a novidade não veio do agronegócio, mas da Educação. Em Cuiabá, a pequena Escola Estadual ‘Dom José do Despraiado’, implantou um projeto educacional inédito, virou notícia e foi parar num dos temas pré-finalistas do 10º GP Ayrton Senna de Jornalismo, promovido pelo Instituto que leva o nome do tricampeão de Fórmula 1.

Na matéria “No caminho, a música”, assinada pelo jornalista Rui Matos, da Revista RDM, é revelado como a música transforma a escola num palco de pensamentos. “A matéria foi uma das 242 inscritas na categoria regional e, para nossa surpresa, está entre as oito melhores para irem à final. A escolha da RDM atesta o nosso compromisso com a qualidade textual e com os interesses da sociedade”, disse Rui Matos. A revista RDM concorre com as revistas Época (RJ), Cláudia (SP), Nova Educação (SP) e Educação (SP). “Além de contar uma belíssima história, estar entre as oito melhores revistas regionais do país já é um prêmio”, completa o jornalista e editor de RDM.

“Partimos inicialmente para a produção de texto e leitura, composição de coral e oficinas de arte e cultura. Depois adentramos na música. Nosso objetivo era o despertar de um novo universo na rotina dessas crianças, e conseguimos”, comemora a diretora Luzia Abich. Implantado em 2008, o projeto “Aprendendo com música” já é modelo na Rede Estadual de Ensino. “Em sala de aula ou nas atividades extra, ensinar música passou a ter sentido pedagógico porque continuamos o trabalho na formação de pessoas que pensam e que agem”, define o professor de Arte, Fagner da Silva Martins.

O PRÊMIO

Nesta edição do Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo, que tem como tema a Educação para o Desenvolvimento, foram inscritas 1.516 reportagens. Na categoria Jornal foram 673 matérias, seguida por Televisão, com 274; Revista, 242; Rádio, 200; e Internet, 127. As matérias, veiculadas entre 2008 e 2009, deram destaque às experiências bem-sucedidas no campo da Educação, com possibilidade de serem replicadas pelo País. "O número de inscrições superou as expectativas e mostra que a educação entrou definitivamente na pauta da imprensa brasileira", afirma a presidente do Instituto, Viviane Senna. "Temos cerca de 50% a mais de matérias em relação à edição passada, assim como o dobro de jornalistas inscritos".

A escolha dos pré-finalistas em cada uma das 5 categorias foi realizada em fevereiro por uma comissão formada por jornalistas, acadêmicos e profissionais do Instituto Ayrton Senna. Para qualificar o processo de seleção das matérias, a 10ª edição conta com a consultoria do jornalista e escritor Zuenir Ventura.

A final do prêmio está prevista para junho, em São Paulo.

SERVIÇO:
Escola Estadual Dom José do Despraiado
Rua Dublin, s/n, Bairro Senhor dos Passos, Cuiabá (MT)
(65)3621-5532






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/134038/visualizar/