Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 03 de Maio de 2010 às 14:35

    Imprimir


A Escola Bakhita, localizada em Perdizes, São Paulo, baseia-se na concepção sócioconstrutivista, do psicólogo bielo-russo Lev Vygotsky (1896-1934) e Piaget (1896 – 1980), e foca na interação entre alunos e professores e entre alunos com outros alunos, para assim produzir o conhecimento. “O aluno traz de casa uma vivência que é compartilhada com os amigos de classe e que passa a ser intermediada pelo professor e aprofundada”, revela a diretora pedagógica da escola, Maria Regina dos Santos Martins.

Os alunos da Bakhita possuem diversas formas de aprender e não se prendem à sala de aula. No jardim são colhidas as frutas que os pequenos comem no intervalo e, assim, o hábito da alimentação saudável é criado. Ainda há diversas modalidades de esportes praticadas pelos alunos, como capoeira, futebol, vôlei, entre outros, onde a importância do esporte é passada de pai para filho, já que algumas dessas aulas também podem ser frequentadas por adultos.

Fora a criação de hábitos saudáveis, a escola se preocupa em levar a arte para seus alunos, com aulas de dança contemporânea, street dance, violão e oficina de música. “Oferecemos essas atividades porque entendemos que elas somam junto ao aprendizado. Queremos trabalhar na construção de pessoas com valores e ideias sólidas e não ser apenas um lugar onde as pessoas possam deixar seus filhos durante o dia”, enfatiza Maria Regina.

A idade é levada em consideração em todas as atividades propostas pela Bakhita, já que a escola tem alunos de dois a 14 anos, divididos em grupos que passam pela educação infantil (dois a cinco anos), ensino fundamental 1 (primeiro ao quinto ano) e 2 (sexto ao nono ano).

Educação para os professores - Há alguns anos a escola também criou o Centro de Estudos, onde trabalha com a formação de professores, da própria escola e interessados. “Nosso objetivo sempre foi o de proporcionar momentos de estudo e socialização de experiências, além de termos a oportunidade de conhecer profissionais de áreas afins e divulgar o nosso trabalho”, finaliza a coordenadora geral Valquiria Aparecida Pereira da Silva.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/134053/visualizar/