Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 28 de Abril de 2010 às 14:47

    Imprimir


Acadêmicos do 5º Semestre do Curso de Enfermagem da Faculdade de Ciência Sociais e Aplicadas de Diamantino (UNED), proferiram palestra sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) na Mabela Seara, em Diamantino, no ultimo dia 13 de Abril. O evento fez parte do 1º SIPATR - Semana Internacional de Prevençao de Acidente no Trabalho Rural, realizada de 12 a 16 de Abril.

Os acadêmicos informaram que as DST são doenças transmitidas por meio da relação sexual, seja de homem com mulher, homem com homem ou mulher com mulher. E que em geral, a pessoa infectada transmite a DST para seus parceiros, principalmente quando acontece penetração sem a utilização de preservativos. Ao contrário do que muita gente pensa, as DST são doenças graves que podem causar disfunções sexuais, esterilidade, aborto, nascimento de bebes prematuros com problemas de saúde, deficiência física ou mental, alguns tipos de câncer e até a morte. Uma pessoa com DST também tem mais chance de pegar outras DST, inclusive a AIDS.

De acordo com os estudantes é preciso cuidados para evitar ser contaminado, bem como transmitir para outras pessoas,  como manter relações sexuais sem camisinha; parceiro que mantém relações sexuais com outras pessoas sem camisinha; pessoas que usam drogas injetáveis e compartilham seringas; pessoas que têm parceiros que usem drogas injetáveis, compartilhando seringas; pessoas que recebem transfusão de sangue não testado e qualquer pessoa - casada, solteira, jovem, adulta, rica ou pobre - podem pegar DST, alertam.

Os principais sinais são feridas (úlceras): que aparecem nos órgão genitais ou em qualquer parte do corpo, que. Podem doer ou não. Corrimento: aparecem no homem e na mulher no canal da uretra, vagina ou ânus. Podem ser esbranquiçados, esverdeados ou amarelados como pus. Alguns têm cheiro forte e ruim. Tem gente que sente dor ao urinar ou durante a relação sexual. Nas mulheres, quando o corrimento é pouco, só é visto em exames ginecológicos. Verrugas: são como caroços, podem parecer uma couve-flor quando a doença está em estágio avançado. Em geral, não dói, mas pode ocorrer irritação ou coceiras. Os principais sintomas da DST são, ardência ou coceira: mais sentido ao urinar ou nas relações sexuais. Há pessoas que sentem as duas coisas, outras somente uma e muitas pessoas não sentem nada e, sem saber, transmitem DST para seus parceiros. Dor e mal-estar: embaixo do umbigo, na parte baixa da barriga, ao urinar, ao evacuar ou nas relações sexuais.

O tratamento é fácil, e deve ser feito apenas o indicado por um profissional de saúde, não aceitando indicações de vizinhos, parentes, funcionários de farmácias etc. Siga a receita e tome os remédios na quantidade certa e nas horas certas. Continue o tratamento até o fim, mesmo que não haja mais sinal ou sintoma da doença.

As DST mais comuns são: Gonorréia (Pingadeira ou Esquentamento) Cancro Mole (Cavalo), Sífilis (Cancro Duro), Herpes, Hepatite (tipo A e B), Candidíase, Linfogranuloma Venéreo (Mula), Uretrite não Gonocócias (Chlamydia), Condiloma Acuminado, Tricomoníase e a AIDS. Mas existem ainda muitas outras.

Geralmente os sintomas das Doenças Sexualmente Transmissíveis se fazem notar alguns dias após a infecção. Entretanto, existem agentes causadores de DST que podem permanecer por quase toda vida sem ser percebidos pelo hospedeiro, é o caso, por exemplo, do Citomegalovírus, causador da Retinite, Colite, Esofagite e da Pneumonite. Isso ocorre porque estes microorganismos, mesmo residentes no organismo, são geralmente contidos, bloqueados por anticorpos produzidos pelo sistema imunológico, só se pronunciando em situações especiais, como um estado de imunodepressão (baixa de defesas imunológicas). Contudo, o portador de uma DST é também um transmissor da doença, mesmo desconhecendo seu estado de infecção.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/134581/visualizar/