Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 27 de Abril de 2010 às 13:51
Por: Sergio Luiz Fernandes

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) instituiu um Comitê Estadual para promover as atividades relativas ao Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar (ano base 2009). A promoção está com inscrições abertas até o dia 14 de maio e é considerada como um dos mais relevantes instrumentos de mobilização e de autoavaliação, das escolas públicas brasileiras. O objetivo é a melhoria da gestão e da qualidade do ensino.

O Comitê, foi criado pela Portaria n.º 221, publicada no Diário Oficial do Estado do dia 23/04. São 10 integrantes, representantes das seguintes instituições: Seduc, UFMT, Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Esta é a 11º edição do prêmio. Desde 1998, já participaram do processo de auto-avaliação 21.130 escolas, sendo distribuídos 636 diplomas de Escola Referência Nacional. No ano passado, a Escola Estadual “Dom Bosco”, de Lucas do Rio Verde, foi uma das seis finalistas do “Destaque Brasil”, premiação máxima da promoção.

Além do diploma, cada escola selecionada como representante estadual recebe um prêmio de R$ 2 mil. Os diretores dessas unidades escolares recebem um Diploma de Liderança e uma viagem pelo país ou ao exterior. As seis finalistas recebem R$ 3,5 mil reais cada uma. A escola vencedora do “Destaque Brasil” recebe 15 mil reais.

Para participar, cada Estado tem que inscrever um mínimo de 15 escolas na promoção. A participação é garantida com a entrega de um dossiê, cuja elaboração pode ser conferida no edital do prêmio, disponível no site do Consed (www.consed.org.br). A entrega da documentação deve ser feita ao Comitê Estadual do prêmio.

O Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar é uma iniciativa conjunta do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Educação (Consed); Undime, Unesco e Fundação Roberto Marinho.

Confira abaixo a composição do Comitê Estadual:

Catarina de Arruda Cortez – representante da Superintendência de Gestão escolar da Seduc (SUGT); Rosemery Celeste Petter – representante da UFMT; Francisco Antonio de Sousa – representante da Superintendência de Educação Básica da Seduc; Evanildes de Arruda Bordalho – representante da Secretaria Municipal de Educação; Vera Lúcia Valadares – representante da União dos Dirigentes Municipais da Educação (seção Mato Grosso); Lucia Ida Oliveira Fortes Pereira – representante da Superintendência de Formação dos Profissionais da Educação, da Seduc; Cátia Cristina Alcântara de Figueiredo, Júlio Monteiro Filho, Martha Filomena Hadad Simioni Santos e Terezinha Alves Ribeiro (todos representantes da SUGT).






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/134730/visualizar/