Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 27 de Abril de 2010 às 11:57

    Imprimir


O Sistema de Gestão de Pesquisa On Line (GPO) é a nova ferramenta de gerenciamento de projetos da Universidade do Estado de Mato Grosso, que possibilitará mais interação, rapidez, flexibilidade aos usuários, podendo ser acessado de qualquer computador conectado à internet.

O sistema foi desenvolvido em atendimento à Resolução nº 038/2010, que estabelece procedimentos para institucionalização de projetos de pesquisa, via tramitação on line, buscando garantir economia e celeridade ao processo. Para acessar: www2.unemat.br/prppg/gpo.

Inicialmente, devem ser incluídos no GPO dados relativos aos projetos de pesquisa já em desenvolvimento. O usuário pode acessar, inserir e alterar informações no sistema, como suspensão ou adição de convênios, mudança de equipe, inclusão de atividades, além de gerar relatórios anuais e trienais, tudo pela web.

O GPO possibilita, também, o registro e a organização das atividades desenvolvidas, facilitando a troca de experiências, além da publicação do produto final.

Um segundo momento, prevê a ampliação do banco de dados para gerenciamento de grupos, núcleos e centros de pesquisa. “O ambiente disponibiliza aos professores e técnicos o uso de ferramentas web para o desenvolvimento das atividades de pesquisa. São fornecidas ferramentas de acompanhamento do processo nas diferentes instâncias, desde visualização de pareceres até a impressão dos documentos”, explicou o técnico administrativo responsável pelo desenvolvimento, Eduardo Zinhani.

Não é necessário ser usuário avançado para trabalhar com o sistema. Nos próximos dias a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) encaminhará aos pesquisadores, chefes de departamento e coordenadores de campi esclarecimentos de como utilizar a nova ferramenta.

Trâmite- A institucionalização do projeto de pesquisa, em sua tramitação on line, deve observar as seguintes instâncias: colegiado de curso, colegiado regional, PRPPG e Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe). Todos os setores envolvidos no processo terão um cadastro próprio, feito em nome do dirigente atual.

A PRPPG será responsável por administrar o sistema, por meio da Diretoria de Pesquisa. “A iniciativa visa reduzir a perda de tempo, facilitar a comunicação entre instâncias e possibilitar uma rápida visualização o andamento dos projetos”, afirmou a pró-reitora, Carolina Joana da Silva.

Para conhecer a Resolução nº038/2010-ad referendum, que normatiza projetos de pesquisa na Unemat, acesse: www.unemat.br/legislacao/.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/134748/visualizar/