Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 26 de Abril de 2010 às 13:51
Por: Luciana Cobucci/de Brasília

    Imprimir


 

Uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira mostra que 63% dos idosos brasileiros afirmam ter hipertensão. Entre a população adulta, o percentual é de 24,4%. A pesquisa foi apresentada durante o lançamento da campanha nacional de prevenção e combate à hipertensão no Brasil. De acordo com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, a campanha vai incentivar a prática de atividades físicas e a melhoria da qualidade da alimentação em todas as faixas etárias da população.

"Todas as pesquisas mais recentes comprovam que o padrão alimentar do brasileiro vem piorando, apesar de alguns indicadores sinalizarem coisas boas, como o aumento do consumo de frutas e verduras, mantém-se num patamar importante a população que consome muita gordura, refrigerantes, poucos legumes, poucas frutas, o feijão está perdendo espaço para os enlatados, para o fast food, e isso reflete mudanças profundas na dinâmica da sociedade brasileira, que tem menos tempo para preparar alimentos", disse.

De acordo com a pesquisa, nos últimos quatro anos o percentual de pessoas que se declaram hipertensos aumentou em todas as faixas etárias. Além disso, as mulheres se declararam mais hipertensas do que os homens: atualmente, 27,2% das mulheres afirmam ter a doença, contra 21,2% dos homens.

As cidades do Rio de Janeiro (28%), Recife (27,6) e São Paulo (26,5%)foram as que mais tiveram aumento da população hipertensa. A capital com menos hipertensos é Palmas, com 15% da população.

De acordo com o ministro da Saúde, a campanha nacional custará R$ 1,5 milhão e vai incentivar as pessoas a fazer escolhas mais saudáveis, como praticar exercícios físicos e diminuir a quantidade de sal na comida. "Dancem, façam sexo, mantenham o peso, mudem o padrão alimentar. Atividade física regular é fundamental. Principalmente, meçam sua pressão com regularidade. O médico vai dar toda a orientação para seu caso específico", afirmou o ministro.

Durante o lançamento da campanha, José Gomes Temporão assinou um decreto que determina a inclusão da sinvastatina - remédio que combate o mal colesterol - no rol de medicamentos oferecidos pela Farmácia Popular.

Hipertensão em adolescentes
Uma pesquisa do Ministério da Saúde feita com 63 mil adolescentes nas 27 capitais brasileiras mostra que a alimentação e a atividade física dos jovens não estão adequadas. Segundo Adson França, diretor do departamento de Ações Programáticas e Estratégicas do ministério, esta é uma das principais preocupações do ministério.

"As maiores causas da hipertensão são o sedentarismo e a má qualidade na alimentação. O vídeo game e a televisão ocupam a maior parte do tempo livre dos adolescentes brasileiros. Além disso, a pesquisa vem mostrando que os adolescentes estão comendo menos feijão e frutas, mas o consumo de guloseimas está aumentando entre meninos e meninas. Se cuidaros dos adolescentes, teremos adultos saudáveis", disse.

José Gomes Temporão informou que durante as competições das copas de 2010 e 2014 e das Olimpíadas de 2016, os ministérios da Saúde e do Esporte farão campanhas incentivando a prática de esportes entre a população.





Fonte: Terre

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/134868/visualizar/