Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 24 de Abril de 2010 às 09:13
Por: Andréia Cruz

    Imprimir


Hoje é o “D” da vacinação contra o vírus H1N1 (gripe suína) para pessoas acima de 60 anos portadoras de doenças crônicas. As unidades de saúde de todos os 141 municípios mato-grossenses ficam abertas das 8h às 17 horas. Na Capital, além dos postos e policlínicas, a vacina está disponível nos três shoppings a partir das 10 horas. Podem se vacinar também trabalhadores da saúde, índios, gestantes, bebês entre seis meses e menores de dois anos e jovens entre 20 e 29 anos.

Desde quinta-feira, a vacina contra a gripe A vem sendo aplicada nos shoppings de Cuiabá. Até agora 2.616 pessoas procuraram estes locais para se imunizar. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, essa é uma alternativa encontrada para atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é imunizar, pelo menos, 80% da população estimada em cada grupo prioritário.

O grupo que mais se vacinou nos postos dos shoppings foi o composto pelos adultos saudáveis com idade entre 20 e 29 anos. No total, foram 1.882 pessoas que receberam a dose, representando 72,1% das vacinas distribuídas na ação.

Durante a 4ª etapa da campanha, que segue até o dia 7 de maio, o Estado pretende vacinar 45.006 idosos. Na lista das doenças crônicas estão problemas de coração, pulmão, rins, fígado, diabetes, pacientes em tratamento de Aids e câncer ou os chamados grandes obesos.

Aqueles que serão vacinados devem levar aos postos um documento de identidade com foto e a carteira de vacinação do adulto, se possuir. Para os portadores de doenças crônicas, não é preciso levar atestado médico comprovando o problema.

A última fase da campanha nacional de imunização está prevista para ocorrer entre 10 e 21 maio. Nessa fase, a imunização será voltada para atender os adultos entre 30 e 39 anos.

GRIPE COMUM - A Secretaria de Estado de Saúde alerta que o calendário de vacinação contra a influenza sazonal (gripe comum) foi alterado pelo Ministério da Saúde. Pela nova data, a campanha terá início no dia 8 de maio e prosseguirá até o dia 21 do mesmo mês, tendo como foco os idosos com mais de 60 anos.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/135040/visualizar/