Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 19 de Abril de 2010 às 16:33
Por: Sergio Luiz Fernandes

    Imprimir


Mais uma ação de Mato Grosso deve se transformar em referência nacional para a Educação, a exemplo do que já aconteceu com políticas de democratização do setor. A planta arquitetônica dos Centros de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação Básica (Cefapros) deve ser utilizada na construção dos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em todo o país.

O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (19.04), pelo diretor de Articulação e Apoio ao Sistema de Ensino da Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Romeu Wellington Capputo. Ele está em Cuiabá participando de uma reunião no auditório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com dezenas de prefeituras do Estado. A reunião, articulada pela Seduc, tem o objetivo de sanar problemas diagnosticados na execução do cumprimento das metas do Plano de Ações Articuladas (PAR). Este plano é uma ferramenta de gerenciamento que possibilita investimentos do Ministério nas escolas.

Aos prefeitos e gerentes da Seduc, Romeu Capputo anunciou que o MEC está promovendo diversas padronizações com vistas à garantia de qualidade e diminuição de custos em todas as regiões do país. Uma destas padronizações é quanto ao mobiliário escolar. “Tem escola com mobiliário de madeira de lei, enquanto que outra próxima pode ter a mesma coisa com madeira de compensado de pouco espessura”, disse. “Estamos mudando isso”, complementou o diretor.

O MEC optou por conjuntos escolares de três tamanhos, cuja compra, pelos municípios, não é obrigatória. Ele citou que Mato Grosso já está participando destas aquisições por meio de seus pregões.

O dirigente esclareceu que também está sendo feita a aquisição de uniformes escolares. A padronização foi feita em 16 itens, tais como saias, bonés, camisetas e meias. A padronização também beneficiará a aquisição de cadernos escolares. As prefeituras têm autonomia para aderir ou não à compra dos materiais especificados pelo MEC.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/135674/visualizar/