Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Domingo - 18 de Abril de 2010 às 15:32
Por: Luzia Araújo

    Imprimir


Com o objetivo de combater a criminalidade, transmitir segurança e criar uma proximidade da polícia com estudantes, professores, pais e moradores que freqüentam as escolas de Cuiabá, que o Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) criou o Programa de Tranqüilidade e Paz nas Escolas.

O programa é uma das 15 metas do Programa de Ações de Segurança (PAS), lançado na última terça-feira (13.04) pelo governador Silval Barbosa e pelo secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, com o objetivo de adotar programas, ações, projetos, medidas e operações com o intuito de mitigar os focos e fatores de risco de violência e enfrentar a criminalidade em Mato Grosso, além de atender às exigências da Federação Internacional de Futebol (FIFA) para realização da Copa do Pantanal 2014.

Com o programa, a meta da Sejusp é aumentar a segurança dentro e no entorno das escolas. Em princípio, será elaborado um projeto piloto apenas nas escolas da Capital que apresentam um grande número de alunos. Nelas serão contratados policiais civis e militares aposentados para atuarem como assistentes e orientadores escolares.

Segundo o secretário adjunto de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, o policial será funcionário da instituição de ensino e lá vai trabalhar em período integral para conquistar a confiança das pessoas que ali trabalham e freqüentam. “A ideia é trazer para dentro da escola uma pessoa, que consiga colocar ordem e identificar naquela comunidade os problemas de criminalidade que podem ter solução da polícia,” explicou.

Outra ação do Programa de Tranquilidade e Paz nas Escolas para as instituições escolhidas, será a presença de viaturas da Polícia Militar para rondas policiais nos horários de maior fluxo de pessoas e carros.

O secretário explicou que a proposta é que no momento de maior fluxo na porta da escola tenha uma viatura para organizar o trânsito e os pedestres, afastar pessoas mal intencionadas e transmitir segurança a todos. “Temos que oferecer segurança para o aluno dentro e fora da escola. É próximo das escolas que os traficantes ficam. Que os alunos têm os seus tênis e mochilas roubadas. Então se você tem um policiamento no horário de entrada e saída das escolas onde o fluxo de pessoas é bem grande, a gente consegue diminuir os índices de criminalidade”, afirmou.

Segundo Bustamante, para realizar o programa a Polícia Militar irá disponibilizar homens e viaturas para as rondas policiais. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vai remunerar e capacitar os assistentes e orientadores escolares.

O PAS

Com o PAS, o Governo do Estado busca diminuir a oferta e o uso de drogas em Mato Grosso, melhorar e intensificar o patrulhamento ostensivo na Fronteira Brasil/Bolívia, obstruir as saídas de infratores por vicinais e reduzir a prática de crimes, aumentar a resposta por parte da segurança pública durante a ocorrência de sinistros e crimes, aumentar capacidade de crimes contra o patrimônio e melhorar as condições do trânsito urbano na região metropolitana da Capital, diminuir o número de acidentes nas rodovias estaduais e melhorar a efetividade da repressão aos crimes ambientais.

O Governo visa, ainda, com o Programa de Ações de Seguranças elevar a satisfação da população no atendimento às ocorrências policiais, garantir melhores condições de trabalho para todos os profissionais das Forças Especiais, melhorar atuação das Bases Comunitárias, estabelecendo como princípio a polícia de proximidade com a sociedade, concluir a instalação de Conselhos Comunitários de Segurança Pública, modernizar a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e intensificar as ações preventivas de incêndios e pânico.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/135787/visualizar/