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Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 15 de Abril de 2010 às 21:59
Por: Melissa Stranieri

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Os tradicionais modelos adotados em sala de aula são frequentemente enfrentados por alunos do século XXI, com sede de imediatismo. O choque é inevitável entre forma de pensar de alunos e o modelo de ensino hoje existente. A introdução da tecnologia na sala de aula não se dá apenas pelos investimentos em equipamentos de informática, é preciso rever e agilizar os mecanismos de ensino.

Desde cedo as crianças já começam a conviver com a tecnologia. Alunos de muitas escolas dão início a uma nova realidade no mercado da educação e passam, junto com seus professores, a conhecer novas formas de ensino. De um lado, aprendem a usar e tecnologia. Do outro, usam a tecnologia para aprender.

Comprometida com essa evolução e preocupada em prover soluções educacionais completas, a Editora Saraiva Educação Multimídia, associada à Houghton Mifflin Harcourt Learning Technology, empresa atuante em mais de 120 países, coloca à disposição dos educadores materiais didáticos multimídia que dinamizam a forma de ensinar Matemática e Inglês, além de oferecer condições para tornar o uso da tecnologia parte integrante do processo de aprendizagem com estrutura sólida e organizada, amparados em linha pedagógica eficiente.

Os materiais da Série Destino constituem em uma solução pedagógica digital inédita, criativa e dinâmica, totalmente diferente dos produtos digitais educativos disponíveis no mercado. Destino: Matemática e Destination Reading seguem as tendências pedagógicas atuais no que se refere ao uso das novas tecnologias em educação.

Há 3 anos utilizando o Destination Reading, Rosana Silveira, coordenadora de línguas estrangeiras do Colégio Sion, em São Paulo, afirma que as crianças se interessam por tecnologia, convivem com ela diariamente e que o seu uso em sala só traz benefícios.

“Eles curtem bastante ir ao laboratório e ter aulas usando computador. Usamos a ferramenta para leituras de textos coletivos, além de jogos e construção de material. Notamos que eles assimilam bem o conteúdo visto em sala de aula.”

A utilização dos recursos oferecidos pelo produto permite ao professor cumprir todo o ano letivo de forma estruturada com base em objetivos de aprendizagem alinhados aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), Prova Brasil, Saresp e no Índice Remissivo. Ao trabalhar com o desenvolvimento do raciocínio, a aquisição de conceitos, resolução de problemas e com o desenvolvimento da competência leitora, melhora sensivelmente a aprendizagem e, consequentemente, o nível de desempenho dos alunos em provas de avaliação.

Essa ferramenta oferece ao educador a definição dos objetivos de aprendizagem para cada conteúdo, sugestões de exploração dos conceitos, a possibilidade de selecionar atividades para a classe ou mesmo para cada estudante e até acompanhar a realização dos exercícios e do aproveitamento individual e do grupo, respeitando o tempo de aprendizagem do aluno e dando agilidade ao trabalho oferecido em sala de aula.

“É um recurso a mais no dia a dia em sala, um jeito de tornar as aulas mais dinâmicas, pois podemos trabalhar as habilidades de forma interessante e descontraída. Também achamos positivo o sistema de avaliação que trabalha com porcentagem de erros e acertos. Isso nos dá uma visão mais ampla de como o aluno está se saindo”, conclui Rosana Silveira.

Todos os produtos da série Destino podem ser instalados no próprio computador do aluno, na rede da escola ou em um servidor ligado à Internet, para ser usado em casa. Uma plataforma, o LMS (Learning Management System ou Sistema de Gerenciamento de Aprendizado), controla o acesso ao sistema.  Com perfis definidos por senhas, o LMS oferece diferentes níveis de acesso para seus usuários: mantenedores, diretores, professores e alunos.






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