Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 07 de Abril de 2010 às 17:35
Por: Jesiel Pinto

    Imprimir


Davi Valle- Assessoria/SES-MT
A realização das consultas começa às 7h desta quinta-feira (08.04)
A realização das consultas começa às 7h desta quinta-feira (08.04)

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT) dá início a mais uma ação de atendimento a procedimentos de Alta e Média Complexidade com o mutirão de atendimento a pessoas que necessitam de consulta em Urologia para prevenção e detecção do Câncer de Próstata. No total serão atendidos 32 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) cadastrados no Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac), devidamente regulados. O mutirão prevê o atendimento de 200 pessoas. A realização das consultas começa às 7h desta quinta-feira (08.04).

A diretora do Cermac, Cresa Moreira Pinto, informou que “o mutirão terá início na quinta-feira (08.04), mesmo sendo um feriado municipal, pela disposição das equipes técnicas no intuito de fazer andar a fila dos que precisam dessa consulta especializada. Outra vantagem é que todas as salas do Cermac poderão ser disponibilizadas para o atendimento em mutirão, facilitando o recebimento dos usuários”.

As equipes de atendimento que atuarão no mutirão serão formadas por Urologista, Radiologista, Ultrassonografista, Enfermeiro, Técnico de Enfermagem e Atendentes.

“A Unidade de Diagnóstico por Imagem (UDI), uma referência estadual em exames de Biópsia de Próstata do Cermac, vai ser usada para o atendimento dos 32 usuários cadastrado. Normalmente o Cermac atende 16 consultas por semana. O mutirão vai dar agilidade a esses atendimentos. Se o resultado do exame do paciente for positivo para o câncer de próstata ele é encaminhado ao Hospital de Câncer para o tratamento adequado. Se o resultado for negativo para a patologia, o paciente será devolvido para a Unidade de Saúde que o dirigiu ao Cermac, para ciência do médico que o encaminhou ao Centro”, explicou Cresa Moreira Pinto.

A diretora Cresa Moreira Pinto disse que o Cermac coloca à disposição dos usuários do SUS, sob a gestão estadual, serviços como os de dermatologia, especificamente para os casos de hanseníase com complicações e na verificação do esquema de medicamentos que são ofertados somente pela rede SUS no tratamento da hanseníase.

Na área de pneumologia o Cermac trabalha com a Tuberculose Multirresistente, com a Unidade de Diagnóstico por Imagem, Ultrassom, Biópsia de Mama, Próstata, Raio-X Simples, Ecocardiograma e o Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (vacinas especiais).

Esses serviços têm atuação em conjunto com os municípios e são regulados pela Central de Regulação. Os usuários são devidamente encaminhados na organização dos serviços da rede SUS.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/136955/visualizar/