Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 31 de Março de 2010 às 08:33

    Imprimir


Relatório nacional divulgado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), com dados de 2009, indica abuso na prescrição de drogas anorexígenas (remédios usados para emagrecer, como a sibutramina), informa a reportagem de Gabriela Cupani, publicada nesta quarta-feira (31) pela Folha.

O documento mostra que, entre os dez maiores prescritores de sibutramina no país, está um especialista em medicina do tráfego --médico que realiza ações e estudos relacionados à promoção da saúde e à prevenção de acidentes no trânsito. É esse profissional, por exemplo, que faz os exames para obtenção da carteira de habilitação.

Entre os dez que mais receitam anfepramona (outro tipo de anorexígeno) estão um ginecologista e um gastroenterologista. O maior prescritor do femproporex (outra droga do tipo) é um dermatologista. No caso do mazindol, outro da categoria, há um pediatra entre os que mais receitam.

Os dados foram obtidos por sistema que monitora eletronicamente a venda de medicamentos controlados. Em 2009, foram consumidas quase duas toneladas de sibutramina, cuja venda o governo acaba de restringir.

A Anvisa pretende levar os dados ao Conselho Federal de Medicina. Segundo o primeiro-secretário do CFM, Desiré Carlos Callegari, poderão ser abertas sindicâncias para investigar eventuais irregularidades.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/137553/visualizar/