Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 29 de Março de 2010 às 17:11
Por: Ubiratan Braga

    Imprimir


A maior parte dos 1.067 funcionários da área instrumental do Governo do Estado permanece em greve motivada pela reestruturação do Plano de Cargos Carreira e Salários (PCCS). Há sete dias estes profissionais esperam uma definição sobre o que eles consideram de falta de respeito e valorização do plano por parte da secretaria de Administração estadual.

Para efetivar a reivindicação, o Sindicato dos Profissionais da Área Instrumental do Governo (Sinpaig ) recorreu ao presidente do Poder Legislativo de Mato Grosso (AL/MT), deputado José Riva (PP), na manhã desta segunda-feira (29). Cerca de 300 manifestantes lotaram o Plenário Milton Figueiredo da Casa de Leis.

“Há oito anos estamos brigando pelo reconhecimento do nosso plano. Não é aumento salarial e, sim, que seja reconhecido o que versa o PCCS. Os secretários De Vito [SAD] e Eder Moraes [Sefaz] já se pronunciaram favoráveis à proposta, entretanto, não cumpriram a palavra”, denuncia o presidente do Sinpaig,  Edmundo César Leite.

De acordo com Edmundo, o impacto na folha chega à ordem de R$ 30 milhões anuais e, que para ele, são facilmente aplicáveis por reconhecimento do titular da Sefaz, Eder Moraes. “O próprio Eder disse que esse valor não complica o orçamento”, explicou o líder sindical.

Um temor da categoria era o prazo para que a Assembleia votasse a proposta de reestruturação do PCCS. Conforme o deputado Riva, a matéria pode ser apreciada até o próximo dia 3, mas, antes, deve ser apresentada a Casa para que sejam discutidos os encaminhamentos junto ao Governo.

O parlamentar progressista solicitou a presença dos dois secretários de Estado no sentido de reordenaram às discussões, pois uma reunião agendada para hoje com o governador Blairo Maggi (PR) foi prejudicada em função de uma viagem à Brasília.

Riva se comprometeu a tirar da ‘estaca zero’ as conversações com o governo e sugeriu a formação de uma comissão do Sinpaig. “Acredito que o melhor caminho é o diálogo. Meu compromisso continua sendo pelo encaminhamento buscando o diálogo, pois nunca vou deixar de apoiar qualquer categoria. Entendo que o movimento é justo e tão logo o governador retorne de Brasília estaremos sentados para definir essa situação, com ele e com o futuro governador Silval Barbosa”, afirmou Riva. O deputado Mauro Savi (PR) também participou da reunião.

Os profissionais da área instrumental são aqueles que dão suporte as secretarias e desempenham importantes tarefas administrativas, a exemplo da confecção da folha de pagamento, distribuição da receita, contabilidade, produção da lei orçamentária, plano plurianual, entre várias. Os líderes sindicais optaram por manter a greve, mas confiantes que a partir da iniciativa do deputado Riva os pleitos terão encaminhamentos.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/137788/visualizar/