Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 29 de Março de 2010 às 16:55
Por: Cida Capelassi

    Imprimir


Pedro Alves/SES
Assinatura de Termo de Pactuação garante atendimento de 18 mil usuários
Assinatura de Termo de Pactuação garante atendimento de 18 mil usuários

O secretário de Estado de Saúde Augustinho Moro, assinou nesta sexta-feira (29.03) a Resolução de Pactuação entre o Estado e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT), da qual resultará no atendimento de 18 mil usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em exames e consultas da média e alta complexidade. Durante o evento, Augustinho Moro afirmou que a realização desta ação só está sendo possível graças a sensibilidade do município de Cuiabá em estar voltado às políticas de atendimento do SUS e ter conseguido restabelecer o diálogo entre dos prestadores do SUS e também com o próprio Estado.

“No final do ano de 2009 o Estado vinha discutido com os municípios a realização desses atendimentos. Com a vinda do novo secretário municipal de Saúde, Maurélio Ribeiro, se discutiu junto com a Comissão Intergestora Bipartite (CIB) a prorrogação da Programação Pactuada e Integrada (PPI) que deveria ter findando os trabalhos no final de 2009. Houve entendimento da prorrogação, cujos trabalhos serão finalizados no final do mês de abril. É na pactuação que se faz as negociações em torno da oferta e procura de serviços, os municípios sentam à mesa e discutem a melhor forma de atender os usuários do SUS naqueles serviços que necessitam de especialidades e aporte tecnológico”, disse Augustinho Moro.

O secretário Municipal de Saúde de Cuiabá Maurélio Ribeiro, disse que ele marcha junto com o que prevê as metas de diretrizes do SUS. “Se for de pesar só na questão orçamentária se faz poucas ações. Buscando dialogo, planejamento, parcerias conseguimos ofertar ao usuário o que temos de melhor. Cuiabá é gestora plena do SUS e é na capital onde se aglutina o profissional, maior oferta de serviços e tecnologia, temos a responsabilidade de receber os municípios nas suas demandas de forma ordenada, organizada e pactuada. Esta ação é o inicio e o caminho do que vamos traçar como meta de Gestão no atendimento aos usuários do SUS que se encontram nas filas, tanto do interior do Estado, quanto da capital”, disse ele.

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado José Riva falou da dedicação e da superação do secretário Augustinho Moro frente a pasta da Saúde nos 04 anos e 08 meses que administrou a Saúde do Estado. “A Saúde do Estado teve grandes avanços e ampliou sua oferta de serviços. Não podemos atribuir aos problemas todos nas costas do Gestor Augustinho Moro. O que falta para o SUS, não só em Mato Grosso, como no país é investimentos, é inadmissível que um procedimento como a broncoscopia pela tabela do SUS é de R$ 36 reais , sendo o valor real o custo de R$ 300 reais. Esse é só um exemplo do desconforto que os Gestores da Saúde passam na busca de profissionais que queiram trabalhar para o Sistema Único de Saúde, diante da cobrança e da necessidade da população de ter um serviço de saúde de qualidade. Admiro a dedicação e a superação do Augustinho Moro”, disse o Deputado.

O deputado Sergio Ricardo e presidente da CPI da Saúde, presente no ato, disse que esse início de ação de atendimento demonstra o compromisso de todos, do Estado, dos municípios e da Assembléia Legislativa em consolidar avanços e enfrentar desafios quando o objetivo é promover o que há de melhor na Saúde Pública para a sociedade. “Quando a disposição de todos, avançamos nas políticas públicas e sociais, vejo nessa ação a contemplação quase a totalidade dos municípios na demanda de suas necessidades. Uma ação democrática que envolve as parcerias dos profissionais de saúde visando um bem comum. E os trabalhos da CPI da Saúde, tem a propositura de estabelecer dialogo, entendimento e solução”, disse Sergio Ricardo.

O secretário municipal de Tangará da Serra, Mario Lemos e presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems), afiançou que o papel do Conselho foi cumprido nesse ato na aplicação dos princípios de universalidade e igualdade em promoção de ações que fortalecem o SUS na garantia de acesso da população dos municípios do Estado aos serviços de saúde, onde se conseguiu a custa de dialogo e debates, chegar nessa grande ação de saúde.

A ação do Estado em cooperação técnica com Cuiabá vai atender 18 mil usuários do SUS em consultas especializadas tanto de Cuiabá quanto do interior do Estado, o que resultará em 21 mil procedimentos realizados, com prazo de 120 dias para execução da ação, podendo se necessário ser prorrogada por mais 30 dias.

Os procedimentos, que gerarão consultas e exames, serão realizados nas áreas de Broncoscopia, Retosigmoidoscopia, Eletroneuromigrafia Simples, RX Contrastado, Campimetria, Retinografia, Espirometria, Cintilografia Miocárdio, Cateterismo, IAG Laser, Colonoscopia, Ultrassonografia, Cardiologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Otorrinolaringologia Cirurgião e Oftalmologia.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/137790/visualizar/