Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 25 de Março de 2010 às 09:04
Por: Andréia Cruz

    Imprimir


Geraldo Tavares/DC
Em nova rodada do Sisu, vice-reitor acredita que vagas estarão ocupadas
Em nova rodada do Sisu, vice-reitor acredita que vagas estarão ocupadas

Das 5.008 vagas que a Universidade Federal de Mato Grosso oferece, um total de 374 está disponível. Ainda nesta semana, a instituição divulgará mais uma lista de espera dos candidatos classificados no Sistema de Seleção Unificado (Sisu). A universidade espera preencher todas as vagas até o fim do mês.

Na última terça-feira, o Ministério da Educação (MEC) confirmou que no mês de junho haverá uma nova rodada do Sisu. Os alunos interessados em disputar vagas em instituições públicas de ensino superior por meio do sistema deverão utilizar a nota do Enem 2009.

O vice-reitor da UFMT, Francisco Souto, informou que, provavelmente, a Universidade não participará dessa etapa por falta de vagas. “Já está sendo feita a matrícula dos alunos que começarão a estudar no segundo semestre, portanto, as vagas estão praticamente ocupadas”, avaliou.

Após a efetivação das matrículas, a UFMT fará um balanço sobre os impactos do Enem no Estado e um estudo sócio-demográfico para saber quem são os novos alunos. “Dentre os estudantes matriculados, 76% são de Mato Grosso. Diferente de opiniões contrárias, a média de alunos de outros estados continua a mesma de anos anteriores”, afirmou o vice-reitor.

Porém, ele confirmou que aumentou o acesso de alunos do interior do Estado. Um dos motivos, segundo ele, se deve a ampliação dos locais de provas. Este ano, o exame foi realizado em cerca de 60 cidades mato-grossenses. Antes, era realizada somente nos campi de Cuiabá, Barra do Garças, Rondonópolis e Sinop.

Para a próxima edição do Enem, que deve ocorrer no mês de novembro, o vice-reitor sugeriu algumas mudanças, como o impedimento da migração desenfreada dos candidatos durante as três primeiras fases de seleção e a criação de um código específico para trainees, que acabam ocupando vagas, mesmo sendo impedidos de se matricular, já que não concluíram o ensino médio.

Por causa de falhas reconhecidas, inclusive pelo MEC, representantes da Associação dos Docentes da UFMT (Adufmat) querem que a Universidade reveja a utilização do Enem. “A implantação do Enem foi pouco discutida”, declarou o professor Carlinhos Eilert.

A reitoria só vai se posicionar sobre o assunto depois das análises que serão feitas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFMT e das discussões que ocorrerão no MEC e em outras universidades que utilizaram o mesmo sistema. No Brasil, 51 instituições de ensino superior aderiram ao vestibular unificado.

Eles querem que a reitora Maria Lúcia Cavalli Neder reconsidere a posição adotada no ano passado para que a instituição volte ao modelo anterior de seleção, com 20% das vagas destinadas ao Enem e o restante ao vestibular tradicional.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/138355/visualizar/