Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 24 de Março de 2010 às 09:29

    Imprimir


Em greve há sete dias, os trabalhadores da educação da rede municipal de Cláudia (608 km de Cuiabá) estão acampados em frente à prefeitura, desde o dia 19 de março, para pressionar o Executivo Municipal a atender as reivindicações da categoria. Os trabalhadores estão mobilizados e contam com o apoio da comunidade. A categoria está cansada de ser “enrolada” pelo Executivo.

Os trabalhadores reivindicam respeito ao plano de carreiras dos profissionais da educação da rede municipal; implementação imediata do piso salarial; pagamento das dívidas históricas para com a educação, principalmente relacionadas ao antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) dos anos de 2004, 2003, 2002 e 2001; e a construção imediata das escolas nos assentamentos do município, pois até o momento não há previsão de início do ano letivo, diante da falta de estrutura.

À medida que a negociação emperrava, o desgaste entre trabalhadores e prefeitura aumentou a ponto de o prefeito Vilmar Giachini ter exonerado toda a equipe da pasta de Educação. “Já tínhamos decidido, durante assembleia em 26 de fevereiro, que o dia 16 de março seria limite para resolvermos o impasse”. Com a troca no secretariado, o novo titular solicitou, ao final da reunião do dia 16 de março, um prazo de mais 10 dias para retomar as negociações. “Esta foi a gota d’água. Não podemos tolerar tanto descaso com nossas reivindicações.
 
A greve era o único caminho a ser tomado e o tomamos”, afirmou o presidente da subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Edson João Sauthier. Atualmente, a jornada de trabalho na rede municipal é de 30 horas, conquistada com muita luta da categoria. Entretanto, o prefeito Vilmar Giachini e o ex-secretário e vereador Luis Coelho, insistem em falar em proporcionalidade, para tentar desarticular a categoria. Mobilizados, os trabalhadores estão unidos e permanecem acampados em tendas montadas em frente à prefeitura.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/138519/visualizar/