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Educação/Vestibular
Segunda - 22 de Março de 2010 às 19:04
Por: Roseli Riechelmann

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A Secretaria de Estado de Educação inicia aulas de equoterapia para estudantes de onze escolas de educação especial conveniadas à Seduc. O lançamento oficial nesta segunda-feira (22/03) reuniu no espaço do Centro Equestre de Várzea Grande, a secretária adjunta de Gestão de Pessoas, professora Vera Araújo, representantes da Educação Especial do Estado, e toda a equipe de multiprofissionais (psicólogo, fisioterapeuta, pedagogo, psicopedagogo e fonoaudiologo) que atuarão na equoterapia.

Cerca de 180 estudantes especiais, com até 14 anos, serão atendidos pela equoterapia. Sendo que este ano aproximadamente dez são surdocegos. A professora Vera Araújo destacou a preocupação do Estado em ampliar o atendimento a outras unidades para expandir o número de estudantes especiais beneficiados.

A gerente da Educação Especial da Seduc, professora Nágila Zambonato, aproveitou a presença dos pais e profissionais que atuam na educação especial para apresentar a recente proposta da Educação em criar um Centro de Atendimento, em parceria com a Saúde, para tratamento dos estudantes especiais. “O Estado tem se empenhado em melhorar cada vez mais o atendimento a educação especial’, declarou.

A especialista em psicomotricidade, professora Cenilza Vieira, da escola Ceada, destacou a importância da atividade, principalmente para os surdocegos, área em que atua. Segundo ela, a atividade irá ajudar muito a eles conhecerem o corpo, os movimentos e o equilíbrio. “Acredito nos benefícios do trabalho conjunto entre os pensamentos e movimentos”, disse.

Em depoimento aberto, Jania Neves Camargo, mãe de Nathalia, de cinco anos, portadora da Síndrome de West, destaca a equoterapia como a atividade que mais contribuiu para o desenvolvimento da filha. Nathalia é cadeirante, pratica a equoterapia desde os dois anos. Segundo Jania foi visível a evolução da filha com esses exercícios. “Ela pode praticar outras atividades, mas não deixará essa”, disse

Compareceram a aula inaugural o deputado federal Eliene Lima, o coordenador de equoterapia do Centro Equestre, José Eduardo Mattos Ribeiro, familiares e estudantes especiais que praticam Equoterapia no local. Na oportunidade o deputado Eliene Lima, destacou a importância da inclusão para os portadores de necessidades especiais. “Representam 15% da população brasileira, além de envolver na luta por benefícios quase 1/3 da população, entre pais, familiares e responsáveis”.






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