Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 22 de Março de 2010 às 18:39
Por: Emili Archer

    Imprimir


 A Secretaria de Saúde do Município iniciou nesta segunda-feira (22), a vacinação contra a influenza A – H1N1 em gestantes, pessoas com doenças crônicas e crianças de seis meses a dois anos incompletos. Até o dia 2 de abril essa classe recebe a dose porque são consideradas grupo em risco de contrair a infecção. As unidades de saúde de Rondonópolis que tem sala de vacina oferecem a dose contra gripe suína, além de duas unidades móveis na zona rural.A ação é uma solicitação do Governo Federal para proteger a população contra o vírus e evitar que as pessoas fiquem doentes.

A enfermeira técnica, Ana Maria Lino, responsável pela imunização, esclarece que a vacinação segue o calendário estipulado pelo Ministério da Saúde e destaca a importância do ato. “Estamos dispostos a combater a doença. Por isso preste atenção na data e não perca o prazo para receber a vacina”, enfatiza.

Ana Maria lembra as pessoas para não esquecerem de levar os documentos pessoais com foto, além da carteira de vacinação, no caso das crianças e gestantes. Para as pessoas com doenças crônicas a enfermeira ressalta que deve-se levar documento que comprove a enfermidade. Vai receber a dose também grupos de pessoas saudáveis como adultos com idade entre 20 e 39 anos, além de idosos. Em todo o país, cerca de um milhão de pessoas devem ser imunizadas.

 

Cronograma:

 

Grupos Prioritários

Data da vacinação

Trabalhadores da rede de atenção à saúde e profissionais

08/03 a 19/03

Indígenas

Gestantes

(mulheres que engravidarem após esta data vão poder ser vacinadas nas demais etapas da campanha)

22/03 a 02/04

 

Doentes crônicos (Idosos com doenças crônicas vão ser vacinados em data diferente, durante a campanha anual de vacinação contra a gripe)

22/03 a 02/04

Crianças de seis meses a dois anos

 22/03 a 02/04

 

População de 20 a 29 anos

05/04 a 23/04

 

CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO DO IDOSO

Pessoas com mais de 60 anos vacinam contra a gripe comum. Aqueles com doenças crônicas também vão ser vacinados contra a gripe A

24/04 a 07/05

População de 30 a 39 anos

10/05 a 21/05

 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/138734/visualizar/