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Educação/Vestibular
Segunda - 22 de Março de 2010 às 12:05

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Os diretores das 1.064 escolas municipais do Rio de Janeiro gastam mais tempo resolvendo questões administrativas do que acompanhando a evolução dos 650 mil alunos da rede.

 

Segundo pesquisa feita com 976 diretores, 44,51% se dedicam mais a normas administrativas do que ao aprendizado dos alunos (35,63%). Fazem isso, em parte, porque faltam funcionários nas escolas.

Tarefas como controlar a merenda, carimbar cadernetas e preencher relatórios tomam mais tempo do que discutir com os professores as dificuldades das crianças. O levantamento foi feito no fim de outubro de 2009, quando o município aplicou a Prova Rio aos alunos do terceiro e sétimo anos para testar o nível de aprendizado. Cláudia Costin, secretária municipal de Educação, explica os objetivos da rede:

- O nosso sonho é que os diretores prestem mais atenção ao aspecto pedagógico. Mais importante do que ter ou não a quadra coberta é saber se as crianças estão aprendendo.

A pesquisa revela que os diretores são experientes, mas leem pouco (63% só leem de dois a quatro livros de educação por ano) e estão sobrecarregados com a falta de pessoal administrativo (queixa de 67,61%).

Não existe uma solução a curto prazo para facilitar a vida dos diretores. A secretária reconhece a falta de funcionários, mas admite que não tem condições de atender à demanda rapidamente.

- Nós atingimos o limite da responsabilidade fiscal. Para ajudá-los, estamos tornando as tarefas mais fáceis, informatizando as escolas.





Fonte: AE

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