Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 20 de Março de 2010 às 03:18

    Imprimir


O Centro de Vigilância Epidemiológica - CVE promove, no dia 24 de março, dia mundial da tuberculose, uma premiação para os municípios, laboratórios e estabelecimentos penitenciários que atingirem a meta de examinar 70% da população de sintomáticos respiratórios - pessoas com tosse por mais de 02 semanas.

A iniciativa tem o apoio da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT), segundo a dra. Luciene Franza Degering, secretária da Regional do ABC e coordenadora da Comissão de Tuberculose da entidade. Aliás, desde o dia 1º até 12 de março, o Estado realiza uma campanha de busca ativa com o objetivo de descobrir um maior número de casos da doença e, para incentivar, premiará os que atingirem as maiores metas, esse evento se repetirá no segundo semestre e ajudará o Estado a aproximar-se da meta também.

Todo esse esforço tem especial relevância, pois a desigualdade social no Brasil ainda é um agravante para a disseminação da micobactéria, fazendo com que o país se mantenha em 15º lugar no ranking de prevalência da doença.  De acordo com o Ministério da Saúde, a incidência de notificações da doença é de 85 mil novas ocorrências por ano no país e o número de óbitos é de aproximadamente seis mil. Sendo que a doença ainda é a 9ª causa de hospitalização e ocupa o 4º lugar em mortalidade por infecção. Só no Estado de São Paulo, são descobertos cerca de 18 mil casos por ano, o maior número absoluto do Brasil.

Tuberculose

O bacilo de Koch, micobactéria causadora da moléstia, foi descoberto em 24 de março de 1882. Para homenagear os 100 anos desse acontecimento, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a União Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares (International Union Agaist TB and Lung Disease – IUATLD) decretaram, em 1982, tal data como Dia Mundial da Tuberculose.

A tuberculose é transmitida pelo ar. O doente, quando tosse, espirra ou fala, elimina bacilos que podem contaminar a pessoa que vier a respirá-los. Normalmente, a doença atinge os pulmões (90% dos casos), mas também pode acometer outros órgãos. Os sintomas mais freqüentes são tosse, cansaço excessivo, febre, sudorese, falta de apetite e emagrecimento.

A melhor prevenção contra a tuberculose é a busca constante de casos e início precoce do tratamento. O Brasil adota vacina BCG intra-dérmica, como medida de prevenção primaria contra a doença. Ela protege a criança das formas graves da tuberculose, deve ser aplicada nos primeiros 30 dias após o nascimento. Entretanto existe a indicação de vacinar o recém-nascido ainda no berçário, para evitar o contato deste com o bacilo da natureza, o que diminui a efetividade da vacina. A BCG é distribuída gratuitamente pelo Sistema único de Saúde – SUS. 

Apesar da existência de tratamento eficaz, gratuito e disponível em todo território nacional, ainda não atingimos meta de cura (85%dos casos descobertos). A rápida melhoria dos sintomas experimentada pelos pacientes, o tempo prolongado de tratamento necessário para a cura (6meses) e associação com alcoolismo e adicção por muitos deles são os principais motivos das taxas de cura abaixo da meta (Br cura 75%). O abandono do tratamento e uso irregular dos medicamentos são fatores para a seleção de cepas resistentes.

Para minimizar esses problemas e elevar o número de curas, o Ministério da Saúde, após discutir intensamente com importantes técnicos da área, optou por associar uma quarta droga ao esquema já existente (isoniazida, rifampicina e pirazinamida) associados em um único comprimido que terá posologia de dois, três ou quatro compridos conforme o peso do paciente. A nova forma de tratamento, que provavelmente será chamada de dose fixa combinada (DFC), entrou em uso no inicio de 2010 e pretende facilitar a continuidade do tratamento.


Premiação do Dia Mundial da Tuberculose em São Paulo

Data: 24 de março de 2010

Local: Auditório do Centro de Vigilância Epidemiológica






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/139044/visualizar/