Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 17 de Março de 2010 às 16:43
Por: Emili Archer

    Imprimir


Matusalem Teixeira

Enfermeiros e técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, participaram nos dias 16 e 17 de março, de uma capacitação para conhecer as inovações no tratamento da tuberculose. A meta é diminuir os casos da doença entre a população e incentivar a adesão ao tratamento. O objetivo também é mostrar aos profissionais de Rondonópolis a importância de fazer o diagnóstico precoce e encaminhar ao médico especialista.

A tuberculose é uma das doenças infecciosas mais antigas e apesar dos avanços da medicina, ainda é uma preocupação. De acordo com a técnica do Agravo à Tuberculose da Secretaria Estadual de Saúde - SES/MT, Lúcia da Costa Barros Dias, os números são alarmantes. A cada ano no Brasil são detectados em média 85 mil casos da doença e cerca de 6 mil pessoas morrem.

Lúcia explica que a mudança aconteceu na fórmula da medicação. “Antes o paciente ingeria nove comprimidos e precisava estar em jejum. Agora são apenas quatro para pessoas acima de 50 quilos e com um intervalo de duas horas sem comer. Tudo supervisionado pelo profissional da saúde”, conta.

Segundo Miriam da Silva Alves, enfermeira SES/MT, a tuberculose tem cura se o tratamento for seguido corretamente. O uso de medicamentos inadequados ou administrados irregularmente é causa importante para o agravo da doença. Além disso, o microorganismo se torna resistente e pode ser transmitido para outros indivíduos.

“Todas as pessoas que apresentam tosse com escarro por mais de três semanas, acompanhada ou não dos outros sintomas da doença, devem ser investigadas. É essencial incentivar as pessoas a seguir o tratamento que é acompanhado periodicamente pela Unidade de Saúde mais próxima”, enfatiza.

A enfermeira da Secretaria de Saúde do Município, Kelly Laura Lima, destaca que a proposta do prefeito Zé Carlos do Pátio é promover a qualidade de vida a população. “A orientação é importante porque vamos proporcionar atendimento especializado às pessoas, promover a saúde pública e principalmente, respeitar o cidadão”, conclui.

DOENÇA

A tuberculose é uma doença infecciosa causada por um microorganismo chamado Mycobacterium tuberculosis, também conhecido como bacilo de Koch. Pode afetar diferentes órgãos, mas o comprometimento pulmonar é mais frequente. A transmissão da tuberculose é quase que exclusivamente por vias aéreas. Pela tosse de uma pessoa com tuberculose pulmonar são eliminadas gotículas contendo o microorganismo e podem infectar uma pessoa em contato íntimo e prolongado. A doença primária não tratada vai progressivamente envolver todo o pulmão e também se disseminar. Os sintomas presentes nesse estágio podem ser graves, com tosse e escarro contínuos, falta de ar acentuada, febre alta, sudorese intensa, fraqueza e grande perda de peso.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/139392/visualizar/