Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 17 de Março de 2010 às 15:15
Por: Roseli Riechelmann

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Educação e Oi Futuro ampliam o atendimento de Educação Digital na Escola Diva Hugueney Siqueira de Bastos, em Cuiabá. A partir de hoje (17/03) são seis escolas estaduais trabalhando com as ferramentas do Programa Nacional Oi Tonomundo. No pacote, além dos computadores e do espaço implantado pela Oi, desde 2007, os estudantes e comunidade escolar vão receber capacitação digital com professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

“A escola Diva Hugueney foi a primeira a implantar o programa em Mato Grosso”, lembrou o diretor institucional da Oi Futuro, José Zunga. Segundo ele, depois de receber os computadores e conexão à internet, a escola passa a ter acesso ao Portal Educacional Oi Tonomundo, a softwares educacionais, ferramentas para acompanhamento educacional como o Data Center - uma central de armazenamento de dados - , e blulab um sistema que liga todos os computadores ao conteúdo de aula determinado pelo professor.

Desde que foi implantado nas escolas o Programa Oi Tonomundo promove a qualificação dos profissionais da educação e alunos. A novidade foi que a partir desse conhecimento e com a estrutura disponível, as escolas abrem as portas para a comunidade. O estudante Leonardo Henrique, 15 anos, estuda no 1º ano do Ensino Médio. Para ele, aprofundar os conhecimentos digital e repassá-los para leigos parece muito “interessante”.

Para Kamila Almeida, 11 anos, educanda do 6º ano, a possibilidade de ter aulas no laboratório foi ainda mais estimulantes. “Até então, nunca tive aulas no laboratório”. A turma dela é uma das poucas na escola que ainda não vivenciaram a prática digital. Vitória Tatielle, também de 11 anos e matriculada na turma do 6º ano B, coloca a aula de informática como uma das primeiras na preferência.

Para o secretário de Estado de Educação Ságuas Moraes, a parceria com a Oi fortalece o programa de informatização do Estado. “Os laboratórios e o material de pesquisa e qualificação para professores e alunos da Oi são ferramentas importantes para a educação”. Moraes acrescenta que o programa de informatização em Mato Grosso já capacitou mais 12 mil professores e vai beneficiar 100% dos docentes.

As seis escolas atendidas pelo Programa Oi Futuro foram piloto para a implantação da educação digital desenvolvido hoje nas demais unidades escolares de Mato Grosso. Com equipamento encaminhado a 100% das escolas, uma parceria com o Ministério da Educação para instalação de banda larga, e capacitação para os professores muitas escolas seguem o modelo da Oi Futuro e abrem as portas para a comunidade.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/139407/visualizar/