Repórter News - www.reporternews.com.br
Comportamento
Quarta - 17 de Março de 2010 às 03:53

    Imprimir


Getty Images
Quando os dois parceiros agem de forma mais íntima e menos destrutiva, relação amorosa tem tudo para ser a melhor possív
Quando os dois parceiros agem de forma mais íntima e menos destrutiva, relação amorosa tem tudo para ser a melhor possív
Um novo estudo examinou como relações amorosas foram afetadas pela habilidade das pessoas de se ver de forma clara e objetiva, de agir de forma coerente com suas crenças e de interagir de forma honesta e verdadeira com os outros. 

Descobertas revelaram que estudantes universitários que disseram ser mais verdadeiros consigo próprios também relataram ter relações amorosas mais positivas, explicou Amy Brunell, diretora da pesquisa e professora-assistente de psicologia na Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos. 

- Se você é verdadeiro consigo mesmo é mais fácil agir de um jeito que crie intimidade nos relacionamentos e que torne sua relação mais gratificante. 

O estudo foi publicado na edição online da revista científica Personalidade e Diferenças Individuais. Sessenta e dois casais heterossexuais participaram da pesquisa, todos estudantes universitários. Eles preencheram uma longa lista de questionários em três sessões separadas com duas semanas de intervalo entre cada uma. 

A primeira fase da pesquisa examinou se os participantes eram verdadeiros a si mesmos. Na segunda, eles responderam a perguntas que examinaram vários aspectos do funcionamento de sua relação, incluindo a disposição para discutir suas emoções com o parceiro e se conseguiam guardar segredos. A terceira mediu a satisfação da relação e o bem-estar de cada um. 

A pesquisa descobriu que homens e mulheres que disseram ser mais verdadeiros consigo mesmos também se comportaram de forma mais íntima e menos destrutiva com seu parceiro, o que os levou a sentir que sua relação era mais positiva. Além disso, eles relataram ter um bem-estar pessoal maior. 

Mas a pesquisa revelou uma diferença interessante entre homens e mulheres. Os homens que são mais verdadeiros a si mesmos tinham parceiras que mostravam um comportamento mais saudável na relação. Mas não houve uma relação significativa entre as mulheres que eram verdadeiras a si mesmas e o comportamento de seu parceiro na relação. 

Segundo Amy, a descoberta é resultado dos papéis de cada gênero em uma relação. 

- Em geral em relações amorosas, as mulheres tendem a estar no controle da intimidade na relação. 

A psicóloga explicou que quando os homens querem ter uma relação aberta e honesta, isso torna o trabalho da mulher mais fácil, fazendo com que elas consigam regular a intimidade mais facilmente. 

Mas como os homens possuem um papel menor no desenvolvimento da intimidade de uma relação, se seus parceiros foram verdadeiros a si mesmos isso não os afeta. 

O estudo também confirmou estudos anteriores que mostraram que quando homens ou mulheres agem de forma construtiva e saudável em uma relação aumenta a satisfação de seu parceiro com o relacionamento. 

A pesquisadora disse que ser verdadeiro consigo mesmo não significa que a pessoa deva aceitar todas as falhas do parceiro e não tentar fazer mudanças positivas em sua vida. 




Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/139506/visualizar/