Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 16 de Março de 2010 às 19:11
Por: Jesiel Pinto

    Imprimir


O Ministério da Saúde (MS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) realiza, até amanhã (17/03), o I Seminário de Avaliação PPSUS/2006. O evento, para o qual são convidados professores, acadêmicos e profissionais de Saúde, é realizado no auditório da Secretaria de Estado de Educação, em Cuiabá.

Para a assessora técnica do Ministério da Saúde, Adriana Oliveira, o I Seminário vem quebrar uma tradição de pesquisa que, até aqui, vinha sendo centralizada no Sudeste brasileiro. “Com a realização desse evento em Mato Grosso o Governo Federal não apenas está descentralizando as oportunidades para a realização de pesquisa envolvendo o Sistema Único de Saúde (SUS) e a Saúde do Estado. Está descentralizando também o investimento de recursos na pesquisa envolvendo o setor Saúde, o que é um grande trunfo”, explicou a Técnica.

O presidente do CNPq, Belmiro Sales, concordou com Adriana Oliveira e acrescentou que “a vantagem do I Seminário, para Mato Grosso, é que o evento se coaduna com a política da Secretaria de Estado de Saúde na descentralização do conhecimento produzido por pesquisa. Essa postura torna muito mais atraente a realização de estudos sobre temas importantes como a Hantavirose, na qual Mato Grosso vem realizando avanços, e outros agravos que ameaçam a saúde da população”,

Já o presidente da Fapemat, João Carlos de Souza Maia, revelou que a Fundação participou do financiamento de 34 projetos de pesquisa envolvendo o SUS, desde o ano de 2006, em parceria com o Ministério da Saúde e o CNPq.

“Agora, com o I Seminário, os pesquisadores irão apresentar o resultado de suas pesquisas, mostrando a aplicação e o benefício que trarão para a sociedade. Tal consideração poderá facilitar novos financiamentos de pesquisas, dessa vez envolvendo problemas locais como a Dengue, a Malária e outros agravos”, explicou João Carlos.

Outra vantagem do I Seminário, segundo a superintendente de Políticas de Saúde, Ingrid Handell, “é a aproximação entre o setor acadêmico e o de assistência básica à saúde da população. Até o seminário havia a Universidade, de um lado, e a Saúde do SUS do outro. Do seminário em diante teremos o setor acadêmico e o setor de Saúde básica do SUS em união, o que trará muito mais benefícios para a população”.

Esse direcionamento do seminário também ficou patente na escolha da apresentação programada dos projetos de pesquisas em Mato Grosso. A coordenadora de Ciências, Tecnologia e Insumos da SES/MT, Claudete de Souza Maria, disse que “pesquisas sobre a Influencia dos Poluentes Originários de Queimadas na Ocorrência de Doenças Respiratórias em Crianças de Cuiabá, sobre os Fatores Associados à Ocorrência de Recidiva em Hanseníase no Estado, ou sobre a Mortalidade Infantil por Causas Evitáveis e a Implementação da Atenção Primária nos Municípios de Mato Grosso, cujos resultados serão apresentados no seminário, dão bem uma idéia do impacto que o evento terá sobre o conhecimento divulgado na área da Saúde”.

PROGRAMAÇÃO

O seminário continua durante todo o dia de amanhã (17/03) com a seguinte programação:

8h15 – Apresentação da pesquisa “Mortalidade Infantil por Causas Evitáveis e a Implementação da Atenção Primária à Saúde em Municípios de Mato Grosso”.

8h30 – Apresentação da pesquisa “Mortalidade Materna em Cuiabá, de 1996 a 2005: análise de anos de potenciais de vida perdidos e o impacto na família vitimizada pelo óbito materno”

9h00 – Apresentação da pesquisa “Incidência de deficiência auditiva em crianças de 0 a 6 meses de idade no estado de Mato Grosso”.

10h30 – Apresentação da pesquisa “Avaliação dos múltiplos custos em saúde na perspectiva dos itinerários terapêuticos de famílias e da produção do cuidado em saúde em municípios de Mato Grosso”.

10h45 – Apresentação da pesquisa “Análise da organização dos serviços de atenção ao idoso dos municípios mais envelhecidos de Mato Grosso”.

11h00 – Apresentação da pesquisa “Definindo consensos para acreditação da estratégia Saúde da Família”.

14h00 – Apresentação da pesquisa “Diagnóstico das ações da Vigilância Sanitária de Alimentos no município de Cuiabá”.

14h15 – Apresentação da pesquisa “Inquérito farmacoepidemiológico na dispensação de medicamentos das farmácias públicas e CAFs de Cuiabá”.

14h30 – Apresentação da pesquisa “Horta doméstica: uma proposta para a redução de carências nutricionais públicas e CAFs na cidade de Cuiabá”.

15h30 - Considerações finais e encerramento do seminário.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/139539/visualizar/