Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 11 de Março de 2010 às 11:16

    Imprimir


Getty Images
Entre os indivíduos com maior risco de desenvolverem uma doença renal, os diabéticos só perdem para os hipertensos
Entre os indivíduos com maior risco de desenvolverem uma doença renal, os diabéticos só perdem para os hipertensos
Em 11 de março é celebrado o Dia Mundial do Rim. A data idealizada em 2006 tem como objetivo orientar sobre a prevenção de doenças renais.

Só no Brasil, há atualmente 2 milhões de pessoas que sofrem de doença renal, e este número vem crescendo nos últimos anos, provocando mais mortes do que o câncer de mama. Dentre os indivíduos de maior risco de desenvolverem a doença estão os hipertensos (36%) e os diabéticos (25%).

Por isso, neste ano, o tema do Dia Mundial do Rim tem este slogan: "2010 Proteja seus rins. Controle seu diabetes".

Dados da Universidade Federal de São Paulo e da Fundação Oswaldo Cruz da Bahia, de 2008, apontam que 70% dos diabéticos não fazem controle da doença. Além disso, 35% da população adulta brasileira é hipertensa e apenas 6,5% desse contingente tem a pressão arterial controlada.

Dentre os indivíduos de maior risco de desenvolverem uma doença renal, há ainda os idosos, os obesos, pessoas com casos próximos na família e portadores de doença cardiovascular. Carmen Tzanno, diretora do Departamento de Defesa Profissional da Sociedade Brasileira de Nefrologia, diz que é importante que o brasileiro preste atenção à doença. 

- A doença renal crônica é um problema de saúde pública nacional - tem taxa de mortalidade superior ao câncer de mama e colo de útero. É muito importante que a população brasileira esteja atenta para os fatores de risco que podem comprometer a saúde dos rins.

O Dia Mundial do Rim é realizado todas as segundas quintas-feiras do mês de março com o objetivo de conscientizar a população mundial sobre a saúde dos rins. A cada ano aumenta o número de países que se envolvem em campanhas de conscientização sobre os riscos da doença renal. Neste ano, mais de cem países vão participar.


Prevenção com alimentação e atividade física

Quando detectada precocemente, a doença renal pode ser curada ou controlada de forma mais eficaz. Por ser uma doença silenciosa é necessário que a população se habitue a fazer anualmente o exame de dosagem de creatinina, substância formada pelo metabolismo, que pode determinar se há déficit de funcionamento nos rins.

Para prevenir a doença renal crônica, os fatores de risco como obesidade, diabetes e hipertensão devem ser controlados. Alimentação balanceada e atividades físicas também ajudam a prevenir as doenças renais.




Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/140255/visualizar/