Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sábado - 06 de Março de 2010 às 05:03
Por: Meire Zanelato

    Imprimir


Um grupo de alunos do ProJovem Urbano de Sorriso (420 km ao Norte de Cuiabá), foi selecionado para representar Mato Grosso na Primeira Mostra de Produção do programa em Brasília, nos dias 13 e 14 de abril. Os jovens Cristiane Ferreira dos Santos, 25 anos, e Deverson Vandré Pavinatto, 29, ambos deficientes auditivos, e mais quatro colegas, vão apresentar uma música chamada “Vez da voz do coração”, na Linguagem Brasileira de Sinais - Libras.

Na avaliação da coordenadora pedagógica do programa, Rosana Patrício, a escolha do projeto “Música para todos” pela coordenação nacional tem um significado duplo de inclusão.

“O público do programa tem uma trajetória de evasão, mas o esforço desses jovens deficientes auditivos fez com que eles conseguissem se integrar, se comunicar e aprender interagindo com os demais alunos. Eles são um exemplo real de inclusão das pessoas com deficiência”, observa a coordenadora.

Em Sorriso, atualmente, 260 jovens frequentam as aulas do ProJovem Urbano em três escolas municipais e uma estadual e, graças a uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, os dois alunos contam com o auxílio e a atenção de uma intérprete.

“Ela trabalha com eles diariamente. Além das aulas normais eles também recebem aulas de Libras duas vezes por semana. O resultado tem sido bastante positivo para o aprendizado deles e também para os demais alunos, que vêem nos dois colegas referências positivas e de estímulo”, avalia a diretora executiva do pólo de Sinop e região, Rafaela Alves.

Segundo o assessor especial da Juventude da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), Rafael Henrique Cruz Santos, o projeto está na fase das aulas práticas com ênfase na formação profissional e na participação cidadã.

Recentemente os estudantes apresentaram os planos de ação comunitária, com projetos de participação cidadã envolvendo a terceira idade, educação no trânsito, campanha contra a fome. Na etapa anterior, que correspondeu aos seis primeiros meses de aulas, foram trabalhados conteúdos da formação geral.

“Estamos felizes com o andamento do programa. Temos relatos de encaminhamento de jovens ao mercado de trabalho em municípios como Cáceres, Barra do Garças e Juína; várias atividades que possibilitam o aprofundamento de conteúdos estão sendo preparadas, e, o mais importante, jovens que antes não tinham qualquer perspectiva de vida estão caminhando para concluir uma etapa importante dos estudos e abrir novos caminhos para o futuro”, avalia Rafael.

DE VOLTA À ESCOLA

O Projovem Urbano busca trazer jovens em defasagem escolar de volta aos bancos escolares ao mesmo tempo em que os capacita para o mercado de trabalho. Em Mato Grosso, 4.500 jovens, de 18 a 29 anos, estão frequentando as aulas em 90 turmas de 39 escolas, em 11 municípios: Sinop, Alta Floresta, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda, Juína, Juara, Cáceres, Sorriso, Tangará da Serra, Rondonópolis e Barra do Garças.

Eles têm aulas de Português, Matemática, Inglês, Ciências Naturais, Ciências Humanas e Informática. Além do ensino formal, os jovens também têm uma disciplina de Participação Cidadã e são capacitados para o mercado de trabalho.

O programa, que iniciou em abril de 2009, tem duração de 18 meses e deve terminar em outubro deste ano. Como estímulo para a permanência em sala de aula os alunos recebem uma bolsa auxílio de R$ 100 por mês.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/140824/visualizar/