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Educação/Vestibular
Sexta - 05 de Março de 2010 às 13:20

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O bom desempenho de alunos da rede pública de ensino no Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, continua a ser um desafio aos gestores e às políticas públicas de educação estaduais e nos municípios de Mato Grosso. Essa é uma das constatações extraídas da 2ª Avaliação de Políticas Públicas em Educação e Saúde, realizada por técnicos do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT).

A análise revela que em 2008 os alunos da rede estadual atingiram a nota média de 32,60 na prova objetiva do Enem ante a média nacional de 36,13. Chama ainda atenção o fato de o desempenho estadual em 2008 ter sido aquém do resultado alcançado em 2007 (presente na 1ª avaliação de políticas públicas feita pelo TCE-MT), quando a nota média atingia a pontuação de 41,19.

Esses e vários outros dados, incluindo o desempenho de cada município, podem ser consultados entre os resultados da 2ª Avaliação de Políticas Públicas nas áreas de educação e saúde. Basta acessar o link Menu Principal - Políticas Públicas no site do TCE. O acesso é fácil e disponível a toda a população.

No campo da educação estadual, a avaliação afere a taxa de escolarização líquida (15 a 17 anos); a taxa de abandono no Ensino Médio; o desempenho médio na prova objetiva do Enem; a taxa de abandono até a 4ª Série e da 5ª à 8ª Séries; e a proporção de escolas estaduais com nota na Prova Brasil 2005 inferior à média nacional, considerando as disciplinas de Matemática e Português voltada a alunos tanto da 4ª como 8ª Série.

Já no âmbito das políticas públicas de educação municipais, a avaliação feita pelo TCE abarca a taxa de cobertura potencial na educação infantil (razão entre o total de matrículas e a população de 0 a 6 anos); taxa de reprovação e taxa de abandono até a 4ª Série e da 5ª a 8ª Série; a distorção idade-série até a 4ª Série (proporção de alunos numa determinada série com idade superior à esperada em relação à matrícula total); e a proporção de escolas municipais com nota na Prova Brasil 2005 inferior à média nacional, considerando as disciplinas de Matemática e Português, voltada a alunos tanto da 4ª como 8ª Série.






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