Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 04 de Março de 2010 às 06:44
Por: Andréia Cruz

    Imprimir


Mato Grosso vai receber do Ministério da Saúde 81 mil doses de vacinas contra a gripe pandêmica Influenza A (gripe suína) na primeira etapa da campanha de vacinação, que ocorrerá na próxima semana, de 8 a 19 de março, em todo o país. Nessa fase, serão imunizados os trabalhadores da rede de atenção à saúde, profissionais envolvidos na resposta à pandemia e a população indígena.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) não informou ainda se o volume de vacina será suficiente para atender a demanda mato-grossense e também não divulgou o número de indígenas e trabalhadores da saúde que serão vacinados. Segundo a assessoria de imprensa da Pasta, as questões de logística da campanha estão sendo finalizadas entre o Estado e os municípios.

De acordo com o Ministério da Saúde, entre os trabalhadores estão médicos, enfermeiros, recepcionistas, pessoal de limpeza e segurança, motoristas de ambulância e outros profissionais que atuam nas unidades que prestam assistência aos pacientes, equipes de laboratório e profissionais que atuam na investigação epidemiológica.

A vacinação dos indígenas abrangerá a totalidade da população que vive em aldeias e será realizada em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Estima-se que hoje vivam 25 mil índios em Mato Grosso, a maior do Brasil.

Entre 22 de março e 2 de abril, a campanha abrangerá grávidas em qualquer período de gestação, pessoas com problemas crônicos (exceto idosos, que serão chamados posteriormente) e crianças de seis meses a dois anos incompletos (23 meses). Na lista, entram doenças do coração, pulmão, fígado, rins e sangue; diabéticos, pessoas com deficiência do sistema imunológico e obesos grau três.

Adultos de 20 a 29 anos são o público-alvo da terceira fase, que vai de 5 a 23 de abril. A etapa seguinte, de 24 de abril a 7 de maio, coincide com a campanha anual de vacinação contra a gripe comum. Nesse período, os idosos serão imunizados para a influenza sazonal, como ocorre todos os anos. Se tiverem doenças crônicas, receberão também a vacina contra a gripe pandêmica. A estratégia foi elaborada de forma que a população da faixa etária se dirija aos locais de vacinação apenas uma vez.

Na última fase, será vacinada a população de 30 a 39 anos. A nova faixa etária foi definida na semana passada pelo Ministério da Saúde, que considerou como o grupo de maior número de hospitalizações e mortes depois daqueles já priorizados nas etapas anteriores.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/140956/visualizar/