Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Domingo - 28 de Fevereiro de 2010 às 06:22

    Imprimir


Brasileiro tem mania de se automedicar. Com qualquer espirro ou sinal de dor, as pessoas correm para a prateleira de casa à procura de remédio. Alguns vão além e medicam o pet com os mesmos produtos, para humanos. Mas será que eles fazem o mesmo efeito nos bichos?
Segundo a veterinária Fernanda Fragata, diretora-clínica do Hospital Sena Madureira, em São Paulo, alguns medicamentos de humanos podem ser administrados aos animais, mas com doses diferentes.

- Em relação aos anti-inflamatórios, os bichos são muito sensíveis e podem desenvolver até úlcera estomacal se forem administrados em grande dose.

No entanto, essa classe de medicamentos, segundo Fernanda, é a mais comum a ser dada aos animais, seguida dos analgésicos.

- O mais seguro nesse caso é utilizar um específico para cães e gatos.
A veterinária afirma também que os produtos à base de paracetamol (como o Tylenol), por exemplo, são altamente tóxicos para os gatos e devem ser evitados.

- Já os cães são muitos sensíveis ao Voltaren.

O veterinário Carlos Durão, de São Paulo, alerta os problemas que a automedicação pode trazer ao bicho:

- Se algum remédio for administrado em dose errada, o pet pode apresentar intoxicação, convulsões, arritmia cardíaca, diarreia com sangue, tremores e até morrer.

 





Fonte: R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/141424/visualizar/