Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 23 de Fevereiro de 2010 às 05:30
Por: Alecy Alves

    Imprimir


Matrículas começam hoje e vão até sexta-feira, com todos os cursos concentrados no Ginásio de Esportes
Matrículas começam hoje e vão até sexta-feira, com todos os cursos concentrados no Ginásio de Esportes

Pela primeira vez na história dos exames vestibulares da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) o curso de Medicina é superado na concorrência de vagas. Isso ocorreu na segunda etapa do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), conforme dados divulgado ontem pelo Ministério da Educação (MEC).

A lista de inscritos nas vagas oferecidas pela universidade mato-grossense aponta Enfermagem com 2.689 inscrições e Medicina com 2.676. A diferença é pequena, mas chamou a atenção por causa da tradicionalmente acirrada disputa pelas vagas de Medicina.

As pouco mais de 2 mil vagas oferecidas pela UFMT dentro do Sisu foram disputadas por 24.431 estudantes. Ontem, o MEC divulgou a segunda lista de aprovados.

Além de Enfermagem e Medicina, aparecem entre os mais disputados os cursos de Direito (2.220), Agronomia (1.350), Ciências Contábeis (1.327), Educação Física (1.169), Psicologia (1.168), Engenharia Civil (1.101), Medicina Veterinária (1.061) e Serviço Social (954).

O diretor geral do Colégio Isaac Newton (CIN), professor Luiz Salvador Jorge da Cunha, diz que, sem uma análise detalhada dos resultados dessa etapa, poderia citar hipóteses para a concorrência em Enfermagem.

A primeira delas, observa, a participação de candidatos que ainda não concluíram o segundo grau e fizeram o Enem como teste de conhecimento. Já a segunda seria a mudança de opção de candidatos que tinham Medicina como meta, mas não atingiram a pontuação necessária para esse curso.

No entendimento do professor Salvador, a exemplo da primeira etapa, nesta um grande número de estudantes aprovados que moram em outros estados não efetivou suas matrículas na UFMT. Essa situação deverá “arrastar” centenas de vagas para a etapa suplementar, a terceira e última do sistema integrado de inscrições.

Depois dessa fase valerá a última inscrição feita pelo aluno. Encerrada a etapa suplementar, o MEC disponibilizará para cada universidade a relação nominal dos candidatos inscritos em seus cursos. A lista será por curso e campus de opção de cada um. A partir daí, a instituição se encarregará de fazer as chamadas, quantas forem necessárias, como acontecia no vestibular tradicional.

MATRÍCULAS – De hoje até o dia 26, sexta-feira, os aprovados nesta etapa devem procurar o Ginásio de Esportes da UFMT onde estão reunidos postos de matrícula de todos os cursos.

Os documentos necessários, todos originais, são identidade, título de eleitor com comprovante da última votação, CPF, comprobatório de estar em dia com as obrigações militares, quando candidato do sexo masculino com mais de 18 anos.

Documentos que devem entregar cópia autenticada: certificado ou diploma de conclusão do ensino médio, histórico escolar ou diploma, se concluiu o ensino superior, certificação de habilidade específica (para o curso de Música – Licenciatura). A matricula só pode ser feita pelo próprio aprovado ou pessoa nomeada em procuração, registrada em cartório.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/142075/visualizar/