Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 18 de Fevereiro de 2010 às 03:12
Por: Alecy Alves

    Imprimir


Na UFMT, ainda há 40 vagas em Medicina, 47 em Direito e 36 em Arquitetura. Acesso ao Sisu até 23h59
Na UFMT, ainda há 40 vagas em Medicina, 47 em Direito e 36 em Arquitetura. Acesso ao Sisu até 23h59

Até o próximo sábado, dia 20, estão reabertas as inscrições no Sistema Unificado de Seleção (Sisu) para vagas em universidades públicas de todo o país. Agora, com uma boa novidade para os estudantes que já se matricularam, mas pensam em disputar vaga em outro curso.

O Ministério da Educação (MEC) alterou um procedimento utilizado na primeira etapa. Em princípio, o candidato que tivesse sido aprovado na primeira etapa e feito a matrícula não poderia se candidatar novamente a outra vaga no Sisu sem perder o direito à primeira matrícula.

Agora, os estudantes matriculados poderão concorrer à segunda opção nesta etapa. Só perderão o direito à primeira matrícula caso efetuem a segunda.

Nessa nova etapa, quase 30 mil vagas estão sendo oferecidas em 51 instituições públicas de ensino superior, entre universidades e institutos federais. O número representa um pouco mais da metade das vagas disponíveis na primeira etapa.

Na Universidade Federal de Mato Grosso, a mais procurada do país na primeira etapa, em cursos tradicionalmente concorridos como Medicina, Direito e Administração sobram muitas vagas. Isso porque os alunos que se inscreveram e foram aprovados não compareceram para efetivar a matrícula.

Na faculdade de Medicina, por exemplo, o Sisu reabriu as inscrições oferecendo 40 vagas. Já no curso de Direito matutino, no campus de Cuiabá, quem fez uma boa pontuação no Enem provavelmente terá chances na disputa de uma das 23 vagas. Ou nas 24 da turma do mesmo curso, mas no noturno. Em Arquitetura, a corrida será pelas 36 vagas desta nova etapa.

No sábado, após o fechamento da primeira etapa de matrículas, a reitoria da UFMT divulgou um balanço das inscrições efetivadas mostrando que 78,21% das vagas foram ocupadas por pessoas do próprio Estado. Na etapa anterior, 1.776 inscrições foram feitas na instituição.

Apenas o curso de Medicina, tradicionalmente o mais disputado da UFMT, teve um número maior de forasteiros inscritos. Das 52 vagas preenchidas até a semana passada, 32 foram ocupadas por pessoas de outros estados.

Diante dos dados, ainda preliminares, a reitora da UFMT, Maria Lúcia Cavalli Neder, reforçou a idéia de que a adesão ao Enem como única forma de ingresso na instituição não prejudica o acesso de alunos de Mato Grosso.

O Sisu, criado especialmente para inscrição dos candidatos que aderiam ao Enem como forma de acesso à universidade, voltou a receber inscrições na segunda-feira. A exemplo da etapa anterior, o horário para se candidatar às vagas é das 6h às 23h59.

Para tirar dúvidas, o candidato pode ligar para o telefone 0800 616161, na página do Sisu ou na Secretaria de Educação Superior (Sesu) nos telefones (61) 2022-8122 eEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. 2022-8225.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/142664/visualizar/