Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 23 de Julho de 2013 às 08:47
Por: Thais Festa

    Imprimir


Vários acadêmicos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) permanecem pelo segundo dia consecutivo bloqueando a entrada do campus de Sinop. Muitos passaram a madrugada no local. Há a previsão de uma reunião, esta manhã, na unidade, com a reitora Maria Lúcia Cavalli Neder. A presença de pró-reitores também está prevista. Os estudantes vão expor as propostas de mudanças emergenciais para a unidade.


 
Ontem pela manhã, eles fecharam a entrada do campus com pneus e pedaços de madeira, como forma de protesto. Conforme Só Notícias já informou, os estudantes não assistiram aulas e não fizeram provas. Eles reivindicam a aquisição de equipamentos para o hospital veterinário e funcionamento imediato, bem como dos blocos de Farmácia; construção de um centro de vivência e a disponibilização de um centro provisório até que o permanente fique pronto; construção de um complexo esportivo; ampliação da biblioteca; funcionamento do restaurante universitário; construção de uma guarita e mais segurança; criação do conselho máximo do campus; estruturação; unificação da fazenda experimental e legalização do xerox.


 
Também são exigidos concursos imediatos para contratação de novos professores; reformulação da resolução 158 do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão, que aumenta em quatro horas a carga horária dos docentes. Os estudantes apontam que os professores já estão sobrecarregados e essa resolução inviabiliza ainda mais o desenvolvimento de pesquisa e extensão e suprime o tempo que os mesmos utilizavam para atender os alunos.


 
Em março, o Diretório Central dos Estudantes fez um movimento pacífico para demonstrar a insatisfação dos estudantes quanto a falta de espaço destinado à leitura e estudos extra classe, assim como a falta de computadores com livre acesso. Eles cobraram a ampliação da biblioteca, mais mesas, mais computadores com internet e aumento do acervo bibliográfico.


 
A UFMT Sinop tem cerca de três mil acadêmicos nos cursos Agronomia, Enfermagem, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Florestal, Farmácia, Medicina Veterinária, Zootecnia, Licenciatura em Ciências da Natureza, com ênfase em Física, Matemática e Química.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/14289/visualizar/