Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 10 de Fevereiro de 2010 às 18:13
Por: Camila Neumam

    Imprimir


Getty Images
Com capacidade funcional menor do que o de jovens e adultos, o idoso sente menos sede e têm menos percepção do calor
Com capacidade funcional menor do que o de jovens e adultos, o idoso sente menos sede e têm menos percepção do calor

Depois da morte de pelo menos 32 idosos em apenas dois dias em Santos, no litoral de São Paulo, após uma forte onda de calor na cidade, fica a pergunta: altas temperaturas podem ser letais a um idoso? A resposta é sim, desde que eles já estejam com a saúde frágil, segundo explica os geriatras consultados pelo R7.

Segundo Paulo Pelegrino, diretor do Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, o organismo de pessoas mais velhas já possui uma capacidade funcional menor do que o de jovens e adultos. Com isso, os idosos sentem menos sede e têm menos percepção do calor, levando-os mais rapidamente à desidratação.

Se ele sofrer ainda de alguma doença, o forte calor pode ser ainda mais prejudicial, considerando que ele já têm problemas em alguns órgãos que podem ser piorados, dado ao quadro de desidratação.

- Os idosos têm alterações no organismo que diminuem a sensibilidade para perceber a sede e as variações de temperatura. Com isso, podem tomar menos líquido e se desidratar com uma frequência maior. Como esse organismo já é mais frágil, a desidratação pode comprometer outros órgãos porque há mecanismos de compensação que vão ter de trabalhar mais pela falta de água. O coração acelera para poder manter a pressão sanguínea dentro do vaso e o rim vai ter de concentrar o líquido no organismo, por exemplo, afirma Pelegrino.

A incapacidade total de certos órgãos, devido à desidratação, portanto, pode levar o idoso à morte, mas apenas em casos extremos. Para evitar que isso aconteça, basta tomar certos cuidados na alimentação, ambientação e vestimentas do idoso. O geriatra Alexandre Busse, do Serviço de Gerontologia do Hospital Sírio-Libanês, dá algumas dicas. Veja todas abaixo.

- Beba pelo menos dois litros de líquidos por dia (água, suco, isotônicos)
- Use roupas arejadas (de algodão e com tecidos claros)
- Permaneça em ambientes arejados
- Tome banhos para esfriar o corpo
- Se o idoso sofrer de alguma doença do sistema nervoso, faça-o tomar pelo menos oito copos de líquido por dia
- Use compressas com água gelada na virilha, axilas e no pescoço para "esfriar o sangue"
- Evite ingestão de bebidas alcoólicas

Busse pede atenção especial aos cuidadores de idosos que sofrem de demência, pois eles podem ser mais afetados com a desidratação, já que não pedem para beber água e têm mania de se agasalhar.

- Alguns idosos com problemas cognitivos se agasalham muito e isso aumenta a temperatura, principalmente entre os que moram em casa de repouso. Isso aliado a falta de autonomia para beber água, pode causar hipertermia e desidratação.





Fonte: do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/143096/visualizar/