Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 06 de Fevereiro de 2010 às 13:27
Por: Carolina Miranda

    Imprimir


Davi Valle- Assessoria/SES-MT
O carnaval é uma festa em que as pessoas podem extrapolar na alegria, mas com a atenção voltada para a sua saúde
O carnaval é uma festa em que as pessoas podem extrapolar na alegria, mas com a atenção voltada para a sua saúde

A Secretaria de Estado de Saúde dá dicas à população para o período de carnaval quanto aos cuidados necessários que devem ser tomados durante os dias de folia de momo e principalmente no que diz respeito a alimentação saudável, uma prática fundamental que merece atenção especial de todos os foliões.

“O carnaval é uma festa em que as pessoas podem extrapolar na alegria, mas devem ficar atentos e conscientes quanto aos cuidados necessários para uma boa saúde ”, disse a nutricionista da Área Técnica de Alimentação e Nutrição da Coordenadoria de Ações Programáticas e Estratégicas da Secretaria de Estado de Saúde, Maria da Penha Ferrer de Francesco Campos.

No período de carnaval, explica Maria da Penha, o ideal é não ingerir grande quantidade de alimentos de uma só vez, e sim, menor quantidade e mais vezes ao dia, intercalando entre as refeições os líquidos com preferência para a água, sucos naturais, água de coco e chás gelado (ingerir pelo menos dois litros).

Nos dias que antecedem a festa, uma alimentação balanceada, rica em vitaminas e minerais, composta por frutas, legumes e verduras, carboidratos na forma integral (pães, arroz, aveia, granola e outros cereais) e, preferencialmente, carnes brancas (peixes e aves) e líquidos. “Esses alimentos são necessários para garantir a reserva de energia para a folia e também a hidratação”, completou.

Já nos dias de folia, não fique mais do que quatro horas sem se alimentar. O ideal é tomar café da manhã, almoçar e jantar, e nos intervalos dessas refeições consumir frutas, sucos naturais ou barrinhas de cereais. Bebidas alcoólicas não são indicadas, mas se for consumir que seja com moderação evitando o abuso, e ainda não beber de estômago vazio e consumir água ou sucos, sempre intercalando com a bebida para evitar a “ressaca”.

Uma outra recomendação da nutricionista, da Secretaria de Estado de Saúde é com relação as bebidas energéticas, que devem ser evitadas e não acrescentadas às bebidas alcoólicas, pois podem causar em algumas pessoas efeitos indesejáveis como taquicardias, suor frio e mal-estar.

ATENÇÃO- Para que a folia não termine antes da hora, evitar os alimentos preparados na rua, expostos e de procedência duvidosa (sanduiches, salgados, e outros), pois podem estar contaminados por bactérias nocivas que causam intoxicação ou infecção alimentar.
Em caso de diarréia, o soro caseiro pode ser uma solução. Basta misturar em um copo de água mineral ou filtrada (200 ml), uma colher de chá de açúcar refinado e meia colher (café) de sal. No entanto, se for persistente, o médico deverá ser consultado.

“O segredo para aproveitar com muita saúde todo o período de festa do carnaval, sem intercorrências, é seguir as orientações de uma alimentação nutritiva, leve, energizante e hidratante. Isto requer uma boa quantidade de frutas, verduras e legumes, cereais integrais, carnes brancas e sem gordura e líquidos”, finalizou Maria da Penha Ferrer.

Sugestão de cardápio para o carnaval 2010 :

Café da manhã


Vitamina de maracujá com mel (leite desnatado – 200 ml; 1 maracujá médio; 1 c. chá de mel)
1 Fatia de pão integral com uma ponta de faca de manteiga ou margarina
1 Fatia média de queijo branco e 1 Fatia de presunto de peru
Intervalo
Vitamina Deliciosa (1 mamão papaia pequeno/ Suco de 2 laranjas/ 1 c. sopa de semente de linhaça/ 1 c. sopa de açúcar) – 250 ml

Almoço

Salada de Agrião/tomate/pepino – 1 prato de sobremesa
Filé de frango grelhado e acebolado (90g)
Vagem e Cenoura soutee (8 c. sopa)
Arroz integral ( 6 c. sopa)
Feijão ( 1 concha média rasa)
Suco de Limão com Hortelã – 200ml
Sobremesa: 1 Fatia média de Melancia

Lanche
Suco de abacaxi com acerola natural – 200ml
1 Sanduiche natural de Atum – 2 fatias de pão de forma integral/ 1 c. sopa de atum (conserva em água)/1 c. sopa de cenoura ralada/1c. sopa de requeijão/Tempero verde á gosto.

Jantar
Salada Tropical (acelga, alface roxa, maça, uva passas) – 1 prato de sobremesa
Filé de peixe com brócolis ao azeite e alho – 90 g
Arroz integral com lentilhas (4 c. sopa)
Suco de água de coco e uvas verdes – 250 ml
Sobremesa: Gelatina de Morango – 1 taça (200 ml)
Intervalo: Chá gelado de maça com erva doce – 200ml

Ceia
1 iogurte natural com granola e mel – 200g Ou 1 barra de cereal com frutas secas.
Dieta contendo 2000 Kcal (55% de carboidratos, 18% de proteínas e 27% de gorduras, glúten e sacarose) indicados para uma pessoa adulta e sadia.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/143485/visualizar/