Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 05 de Fevereiro de 2010 às 13:46
Por: Eduardo Cruz

    Imprimir


Na noite de quinta-feira, 4 de fevereiro, o centro das atenções foi a formatura da 1ª turma de Administração da Uned, cerimônia cujo palco foi o Salão de Eventos Juarez de Abreu, em Diamantino. A classe teve como patrono o Prefeito Juviano Lincoln, a quem coube a distinção de receber o convite pessoalmente da aluna Fernanda Sontag. Já as honras de paraninfo foram outorgadas ao vereador Ticão, Presidente da Câmara Municipal. Ao tradicional desfile dos bacharéis seguiu-se o Hino Nacional e a alocução do juramento de ofício, no qual sobressaiu-se o trecho alusivo ao propósito de “obedecer ao Código de Ética, objetivando o desenvolvimento da ciência da Administração e a grandeza da Pátria”, nas palavras da graduada Fernanda Pivatto de Souza, designada para puxar o coro. A oração de despedida ficou por conta do discente José Clóvis, que, fiel ao espírito do curso, rememorou o esforço racional dos colegas na superação dos desafios da vida acadêmica, onde “cada um de nós fez seu planejamento, mudou suas estratégias e se adaptou”.

Esta é “uma das melhores turmas de Administração que a Uned já teve”, segundo seu patrono, o Prefeito Juviano Lincoln. Entretanto, de todos eles, é o graduado Nilo César Bazo que tem razões de sobra para estufar o peito coberto de medalhas, laureado que foi como aluno de melhor desempenho acadêmico da classe, em virtude do que recebeu um Certificado de Destaque das mãos do Presidente do Conselho Regional de Administração, Álvaro Scolsaro, além de um buquê de flores da universidade. Entrevistado com exclusividade pelo Divisor, o 1º colocado relatou, com a voz embargada pela emoção, que “foi necessário abrir mão de muita coisa e fazer muitas renúncias” para concluir o curso no topo de pódio. “Você precisa focar no seu objetivo”, explicou Bazo, que já trabalha no ramo e escolheu o treinamento de recursos humanos como tema de seu TCC. Sob o olhar envaidecido dos familiares, foi efusivamente cumprimentado por vários docentes e companheiros, entre eles o graduado Pedro Henrique Regis, que planeja atuar prioritariamente na gestão de TI (Tecnologia da Informação), tema com o qual já possui familiaridade.

Convidado a opinar sobre as perspectivas do profissional de Administração no mercado, o Prof. Alexandre Caparelli observou que há profissionais do ramo trabalhando em variadas funções, “desde diretores de ONGs até CEOs” (termo usado para designar executivos de grandes empresas). Destacou, por outro lado, a necessidade de atualização do administrador, pois “áreas tradicionais como Relações Públicas vêm caindo em favor de abordagens mais amplas, como CRM” (relacionamento de marketing com o cliente, na sigla em inglês). O parecer é endossado pelo Coordenador do Curso, Prof. Lúcio de Oliveira Barbosa, que descrever ao Divisor a gama de janelas abertas aos formandos, tendo em vista que “usamos administração e planejamento para tudo, no dia-a-dia das multinacionais, das organizações não-lucrativas e inclusive das pessoas comuns”. “O que se espera fundamentalmente deste profissional é que ele seja um bom gestor, saiba avaliar riscos e tomar decisões difíceis”, acrescentou o mestre, que tem 25 anos como administrador e 26 como docente. Mais tarde, em seu discurso aos graduados, Barbosa salientou que o ato simbólico de botar o capelo na cabeça representa “a passagem da ignorância para a sabedoria”. Todavia, os bacharéis não devem interromper seu processo de aprendizado e aprimoramento, mas “fazer mestrado, doutorado e até PHD no exterior, o que exige anos de empenho”. “Não parem por aí”, advertiu.

O número de convidados que compareceram ao evento é impreciso, mas as dimensões do salão permitiram à reportagem estimá-lo em cerca de 400 pessoas, entre familiares e amigos. O encerramento coube à Diretora da Uned, Profa. Dra. Marinêze de Araújo Meira, que demonstrou especial gratidão pelo apoio que a Universidade recebe da Prefeitura, sobretudo no tocante ao transporte dos professores, muitos dos quais residem fora da cidade.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/143544/visualizar/