Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 05 de Fevereiro de 2010 às 01:15
Por: Caroline Lanhi

    Imprimir


Medicina, Enfermagem, Direito, Zootecnia e Geografia estão entre cursos mais procurados
Medicina, Enfermagem, Direito, Zootecnia e Geografia estão entre cursos mais procurados

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) foi a instituição mais procurada pelos estudantes que participam do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), segundo dados do Ministério da Educação. São 56.703 inscritos para 5.008 vagas, distribuídas em 97 cursos. A segunda instituição foi a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro com 48.347 inscritos. O total de mato-grossenses inscritos em todo o país é 33.204.

Os cinco cursos mais concorridos na UFMT são Medicina (4.085 candidatos), Enfermagem (3.328 candidatos), Direito (3.123 candidatos), Zootecnia (2.663 candidatos) e Geografia (2.418 candidatos).

Para a reitora da UFMT, Maria Lucia Cavalli, o recorde na procura pela instituição federal mato-grossense pode estar relacionado ao fato da universidade apresentar boas notas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), principalmente entre os cursos da área da saúde e Direito. Em uma segunda hipótese, Maria Lucia atribui a grande procura ao alto número de inscrições por parte de vestibulandos do próprio Estado.

De acordo com a reitora, existe também a probabilidade desse aumento significativo influenciar na quantidade de estudantes locais selecionados.

As inscrições dos estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para instituições que utilizam a nota como única forma de acesso -como é o caso da UFMT - ou àquelas que a utilizam parcialmente, foram finalizadas às 23h59 de quarta-feira. Ao todo, são 793,9 mil candidatos para os 974 cursos de graduação oferecidos por 51 instituições de educação superior no país.

Matrícula - Para garantir a vaga, os candidatos classificados devem fazer a matrícula na instituição para a qual foram classificados. O prazo de matrícula será de segunda-feira (8) até o dia 12. Os candidatos devem observar a documentação exigida pela universidade ou instituto federal de educação, ciência e tecnologia.

Os aprovados para a UFMT devem procurar o campi Cuiabá, Rondonópolis e Araguaia (Pontal do Araguaia e Barra do Garças) para fazer a matrícula. Os documentos exigidos são carteira de identidade, título de eleitor e comprovante de votação da última eleição, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e documento comprobatório de estar em dia com as obrigações militares, se candidato do sexo masculino com mais de 18 anos. Também estão na lista registros escolares como certificado ou diploma de conclusão do Ensino Médio e certificação de habilidade específica,para o curso de Música Licenciatura.

Segunda etapa - Os candidatos não selecionados nesta primeira etapa terão nova chance. Eles devem fazer a inscrição na segunda etapa, que começa no dia 15 próximo e vai até o dia 20. Serão oferecidas, então, as vagas não ocupadas na primeira fase.

(Com Assessoria/MEC)





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/143591/visualizar/