Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 04 de Fevereiro de 2010 às 12:40

    Imprimir


Um homem em suposto estado vegetativo há cinco anos conseguiu responder com "sim" e "não" a perguntas de médicos usando apenas o pensamento, revelou estudo publicado nesta quarta-feira (3) no New England Journal of Medicine.

Em 2003, o homem de 29 anos sobreviveu a um grave acidente de trânsito, explicou em comunicado a Universidade de Liège, da Bélgica, cujos pesquisadores participaram do estudo. Segundo os cientistas, o paciente não pode se mover nem falar. Sua atividade cerebral foi examinada por equipes de Liège e de Cambridge, que usaram a técnica IRMF (Imagem por Ressonância Magnética Funcional).

Os pesquisadores observaram que, que quando faziam perguntas simples ao paciente, como "seu pai se chama Tomás?", ele ativava as mesmas áreas do cérebro que indivíduos normais utilizam.

- Ficamos chocados quando vimos os resultados do paciente. Ele era capaz de responder corretamente às nossas perguntas e isso simplesmente modulando os pensamentos, que eram logo decodificados pelo sistema IRMF, declarou Adrian Owen, professor de neurologia da Universidade de Cambridge.

O estudo também analisou outros 23 pacientes em estado vegetativo. Em 17% dos casos, a equipe detectou sinais de consciência.

- Pessoas aparentemente em coma podem ser interrogadas sobre sua dor. Mas todos os pacientes em estado vegetativo não estão conscientes, explicou a neurologista de Liège, Audrey Vanhaudenhuyse.

Para o professor Steven Laureyz, de Liège, a técnica IRMF "tornará mais fácil para pacientes expressarem seus sentimentos e responderem a perguntas difíceis, como a eutanásia".





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/143672/visualizar/