Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 04 de Fevereiro de 2010 às 06:58
Por: Caroline Rodrigues

    Imprimir


O número de inscritos na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) este ano superou a quantidade do ano passado. No final da tarde de ontem, eram 31.813 pessoas que concorriam a uma vaga, enquanto em 2009, quando aconteceu o vestibular tradicional, eram 28.751. O acréscimo é de aproximadamente 10%, mas vale lembrar que o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) ficou aberto até às 23h30, o que pode ter aumentado ainda mais a procura. A UFMT oferece 97 cursos e 5008 vagas

O resultado final será divulgado no dia 5 de fevereiro e as matrículas feitas entre os dias 8 e 12 do mesmo mês. Em todo o Brasil, foram 742.911 inscritos, que utilizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para entrar em uma instituição de ensino superior. Mato Grosso, que na terça-feira (2) era o 9º na predileção dos candidatos, subiu para 8º.

As outras alterações foram com relação aos cursos. Apenas Medicina continua no mesmo lugar no ranking dos mais procurados. Enfermagem, que estava entre os 20 primeiros na tarde de terça-feira, caiu para o 125º lugar. A surpresa foi o curso de Pedagogia, que nem sequer aparecia na relação e na última lista estava entre os 50 mais procurados, acima de Administração de Empresas, Comunicação Social e Computação.

No último dia de inscrição, os candidatos estavam com dúvidas na escolha do curso e não no funcionamento do Sistema de Seleção Unificada (SiSu). Este é o motivo de tanta rotatividade no ranking. O secretário de Tecnologia da Informação da UFMT, Alexandre Martins, conta que o Call Center, instalado para atender os estudantes, recebia ligações de pessoas que queriam opinião sobre a decisão da carreira profissional. Ele relata que os atendentes são aconselhados a não opinar, mas tentam ajudar passando as médias de corte para que o candidato saiba em qual curso ele é competitivo.

O uso dos computadores disponibilizados pela instituição também foi pouco. Às 19h, não havia ninguém no espaço, que chegou a ficar lotado no começo das inscrições, quando os usuários perceberam uma lentidão no sistema. Martins afirma que o acesso à internet está muito mais fácil, então as pessoas não precisam sair do bairro onde moram para acompanhar os resultados. O espaço para inscrição ficou aberto até às 22h de ontem.

Documentos - Os aprovados devem procurar o campi Cuiabá, Rondonópolis e Araguaia (Pontal do Araguaia e Barra do Garças) para fazer a matrícula. Os documentos exigidos são carteira de identidade, título de eleitor e comprovante de votação da última eleição, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e documento comprobatório de estar em dia com as obrigações militares se for candidato do sexo masculino com mais de 18 anos. Também estão na lista registros escolares como certificado ou diploma de conclusão do Ensino Médio e certificação de habilidade específica para o curso de Música Licenciatura.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/143712/visualizar/