Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 03 de Fevereiro de 2010 às 13:06

    Imprimir


Um em cada cinco cursos que estão disponíveis no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) oferecem no máximo dez vagas. O site permite a escolha de vagas em instituições federais usando as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Há casos de cursos que estão oferecendo apenas uma ou duas vagas no Sisu, o que provoca, por exemplo, concorrência acima de 110 candidatos, chegando a 451. As inscrições da primeira etapa terminam nesta quarta-feira (3), às 23h59.

Foi possível fazer esse cálculo ontem, depois que o MEC (Ministério da Educação) liberou a consulta das notas de corte, relação candidato/vaga, notas mais altas e total de inscritos. Como a adesão ao sistema foi voluntária, algumas instituições decidiram usar esse primeiro ano como um teste. Levantamento feito pelo jornal O Estado de S. Paulo mostra que, de 1.292 cursos, 273 deles oferecem dez ou menos vagas. Desses, 153 disponibilizaram até cinco vagas e outros 120, entre seis e dez.

Todas elas estão na chamada "ampla concorrência", em que não entram aquelas reservadas aos sistemas de cotas - raciais ou sociais. Do total de vagas que as 51 instituições participantes oferecem a cada vestibular, 50,3% estão no Sisu, mas essa média esconde aquelas que decidiram restringir significativamente o acesso pelo sistema.

O caso mais emblemático é da Universidade Federal de São João Del Rei (MG), que decidiu colocar apenas 31 das suas 785 vagas - o que significa menos de 4%. Oito cursos têm apenas uma vaga no sistema, entre eles medicina e arquitetura e Urbanismo. Inicialmente, a instituição imaginava usar o Sisu para algo entre 10% e 25% das vagas.

A restrição fez com que a universidade tenha algumas das notas de corte mais altas de todo o concurso e as maiores concorrências. Em medicina, são 435 estudantes para apenas uma vaga. Em psicologia, 123, e 122 em arquitetura e urbanismo.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/143815/visualizar/